MENU

13/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 13/07/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Vem aí a XXIV Expotuc 2022 de
31 de agosto a 4 de setembro

Após dois anos sem ser realizada por causa da pandemia da Covid-19 – em 2020 e 2021 – finalmente o público e os produtores rurais poderão se reencontrar na XXIV Exposição Agropecuária e Comercial de Tucuruí (PA) – EXPOTUC, de 31 de agosto a 4 de setembro de 2022.
A informação é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucuruí, Roberto Barbosa, acrescentando que dia 26 de agosto haverá o tradicional baile para a escolha da Rainha e das Princesas da EXPOTUC, com animação de Daniel do Acordeon,  e dia 27 de agosto a grande cavalgada, quando milhares de cavaleiros e amazonas percorrerão as principais ruas das cidades com seus belos animais e suas traias coloridas.
De acordo com a Agência Pará, “a EXPOTUC reúne os setores produtivos do município e região, ou seja, se destina a mostrar, principalmente, a produção agropecuária da microrregional, uma das maiores e mais promissoras do Estado do Pará, além oportunizar negócios do setor rural, dentre estes a agropecuária, o agronegócio, a biotecnologia, e as inovações dos mercados agroindustriais, comerciais e ambientais”.

 

Davi Sacer dia 31 de agosto

O presidente do SPRT, Roberto Barbosa, destacou que a programação oficial está sendo finalizado pela diretoria do Sindicato Rural, mas adiantou que “serão realizadas muitas palestras, shows, rodeios, exposição de automóveis, máquinas, implementos agrícolas e caminhões e de animais de várias espécies, além de estandes de artigos diversos, praça de alimentação, torneios leiteiros e muito mais e com uma grande expectativa de realização de grandes negócios entre os expositores”.
Com relação a programação musical, Roberto Barbosa disse que “a grade de show está sendo fechada pela diretoria e será divulgada em breve, mas o show de abertura da EXPOTUC, dia 31 de agosto, já está confirmado: será com Davi Sacer e com entrada liberada”, destacou o presidente do SPRT.

 

Inscrições abertas parao Programa Nuffield Global
de Pesquisa no Agronegócio 2023 até 31 de julho

Assim como a profissionalização e a digitalização da agricultura tem sido cada vez mais presentes, a internacionalização já é o próximo passo. O Programa Nuffield Global de Pesquisa no Agronegócio 2023 oferece essa experiência, com duas possibilidades de participação, por meio de bolsas concedidas por empresas parceiras e de forma particular. Jovens profissionais de 25 a 40 anos; atuantes em cargos de liderança no mercado, com experiência mínima de cinco anos; dedicados pela cadeia de alimentos; vontade de participar em uma rede de agricultura global para compartilhar e desenvolver conhecimentos e inglês avançado podem se inscrever até o dia 31 de julho de 2022 pelo site https://www.nuffield.com.br/premiacao-nuffield.
“Quando participamos do programa da Nuffield, entendemos a importância de compartilhar experiências e multiplicar conhecimentos. Um dos pontos mais interessantes nas viagens são as conversas com os produtores de outros lugares, ver aonde chegaram, mas também entender o caminho que percorreram. E trazer essa vivência para dentro de casa, adaptando à nossa realidade”, destaca Murilo Bettarello, Nuffieldiano 2018, agrônomo e ex-presidente da Nuffield Brasil.

 

Mais de 70 anos

Cada vez mais preocupados em alinhar as demandas do futuro e com a formação de líderes que irão fazer a diferença no setor, a Nuffield, organização internacional com mais de 70 anos, promove o intercâmbio por meio de 11 semanas de viagens internacionais ao longo de dois anos com todo o apoio que a rede tem ao redor do mundo permitindo aos participantes, conhecidos como Scholars, conhecerem o que é feito de mais atual e inovador nas melhores empresas e propriedades rurais do mundo.
Sabendo que a educação é a chave para superar dificuldades e as consequências geradas por acontecimentos mundiais, essa oportunidade única permite aos participantes pesquisar o seu tema de estudo na prática, em diversos países, cada um com sua realidade, além de uma rica rede de contatos internacionais e troca de experiências, proporcionando conhecer o que tem funcionado e trazido bom retorno para os negócios e a possibilidade da implementação de novas práticas em seus negócios no Brasil, tornando-os ainda mais competitivos e revolucionários. Mesmo com o programa independente e com foco prático, existe a opção de o Scholar também conseguir uma pós-graduação, pois o programa é reconhecido pela Universidade Aberystwyth, no país de Gales.
Nos últimos anos, a Nuffield teve Scholars apoiados por fundos internacionais dos EUA, Chile e do Brasil, como a produtora de grãos, Carla Borges que pesquisou sobre como agregar valor para as fazendas de grãos do centro-oeste, enquanto o produtor de leite, Carlos Zeegward foi apoiado por nossa parceira Castrolanda e pesquisa sobre como promover lucratividade para o produtor de leite na região, e o consultor Elder Bruno, que foi pela sua empresa Sinagro em parceria com a UPL e sua pesquisa é voltada para como a cadeia do agro pode aproveitar a transformação digital nos seus negócios.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.nuffield.com.br/premiacao-nuffield (Beatriz Pedrini - Texto Comunicação)

 

Confira os destaques do Conexão Rural
do próximo fim de semana

Realizado em Mato Grosso Road-Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio. O evento ocorreu durante a 54ª Expoagro, em Cuiabá.
Em entrevista ao quadro Prosa na Varanda, o pecuarista e produtor rural Luiz Paulo Mallmann fala sobre a criação de Brangus e a produção de milho e soja na Fazenda Fernanda, em Balsas, no Maranhão; Na parte musical, teremos moda de viola.

 

Parabéns, Imperatriz

Dia 16 de julho, sábado, Imperatriz completará 170 anos de fundação. Aqui cheguei – com meus pais e irmãos em 1960 - com apenas 9 meses de vida vindo de Marabá (PA), onde nasci, e morrei, com muito orgulho, nas barrancas do Rio Tocantins, na altura daquelas primeiras lanchonetes no sentido de quem entra para ir em direção às quadras de esporte da Beira Rio. Claro, aquela área era completamente diferente. Lembro da casa do Seu Lucas e da dona Edite; da casa do Seu Almir, do grande e simpático “Piauí”, que comercializava coco babaçu em um grande armazém bem na curva, quase em frente onde fica o Restaurante Flutuante e dos alegres e divertidos estivadores, alguns, inclusive, bons de bola. Tempo bom. Saudade.
Imperatriz, tu és pujante, agradável, hospitaleira e esplêndida. Obrigado Frei Manoel Procópio do Coração de Maria por ter fundado esta bela cidade. Parabéns, Imperatriz. Te amo.
Link
Leia Também »
Comentários »