MENU

13/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 13/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

 

Sistema de Alerta 

Por meio da ferramenta, cidadãs e cidadãos poderão comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. O objetivo da nova funcionalidade é promover mais agilidade no combate aos efeitos da propagação de fake news sobre as eleições ou sobre o sistema eletrônico de votação, que impactam negativamente a democracia do país. As denúncias serão repassadas às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da Corte Eleitoral no Programa de Enfrentamento à Desinformação para rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desse tipo de conteúdo na internet. Dependendo da gravidade do caso, os relatos recebidos também poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis. No Sistema de Alerta de Desinformação, o eleitorado poderá reportar informações equivocadas sobre a participação nas Eleições Gerais de 2022, como distorção dos horários, locais e documentos exigidos durante a votação, por exemplo. Também será possível comunicar o uso de contas falsas que utilizem a imagem da Justiça Eleitoral para compartilhar materiais enganosos relativos ao pleito e postagens com discurso de ódio ou qualquer tipo de incitação à violência que visem atacar a integridade eleitoral e os agentes públicos envolvidos no processo. A ferramenta receberá ainda denúncias de ameaças às seções eleitorais, cartórios ou prédios da Justiça Eleitoral e de informações não verificadas sobre supostas fraudes eleitorais, adulteração e contagem de votos ou certificação dos resultados da eleição. Para utilizar o sistema, basta descrever o ocorrido, assinalar a plataforma onde a mensagem circulou e, se houver, informar o link da postagem com o conteúdo falso ou ofensivo.
 

E…

O que não pode ser denunciado. Como o objetivo da ferramenta é coletar informações sobre mentiras relativas às eleições e ao sistema eleitoral que possam gerar prejuízo à democracia, condutas inadequadas de candidatos e candidatas não devem ser feitas no Sistema de Alerta de Desinformação. Infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral ou mensagens desinformativas contra candidaturas deverão ser reportadas no aplicativo Pardal, que também já está disponível para download na Google Play e na Apple Store.
 

Visita

Confirmada para as 17h de hoje a visita do presidente Jair Bolsonaro a Imperatriz, atendendo convite da Comadesma – Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Seta no Sul do Maranhão. Bolsonaro participa de uma motociata do aeroporto até o templo central da Assembleia de Deus, onde acontecerá a 35ª Assembleia Geral da Comadesma.
 

E agora, José?

Muita gente deve estar de orelha em pé, depois do anúncio de que o Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão determinou a apuração de supostas irregularidades na execução de recursos públicos destinados a municípios maranhenses, na área da saúde. São provenientes do “famoso” Orçamento Secreto. Os supostos desvios foram denunciados pela revista Piauí. Conforme o MPF, entre as irregularidades estão eventual elevação exponencial do teto de gastos de saúde e prestação fictícia do respectivo serviço, tais como, número de consultas, exames, testes e aparelhos. São pelo menos 18 municípios na mira do MPF...
 

Senado 

De pretenso candidato à Presidência da República a pré-candidato ao Senado. Ciente de que não teria chances de Palácio do Planalto, ontem o ex-juiz Sérgio Moro confirmou que disputará o mandato de senador. “Como nos tempos de juiz, escutei muito e tomei minha decisão: sou pré-candidato ao Senado pelo Paraná, minha terra. Precisamos de renovação, de mudança. Eu acredito que, a partir do Paraná, podemos criar leis, fazer aquilo que é justo na legislação atual”, disse Moro em vídeo. Ele é filiado ao União Brasil.  
 

Números da pandemia

Conforme boletim divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), foram registrados 77 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. O boletim do dia anterior registrou 15 casos. O número de leitos de UTI ocupados subiu de 1 para 4. Dos 10 leitos clínicos, 3 estão ocupados. Um óbito foi registrado na cidade de São Luís. 
Link
Leia Também »
Comentários »