MENU

09/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/07/2022 às 00h00min

É PRECISO DEFINIR... OBRIGAÇÃO DE FAVOR...

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

  
Caro leitor!

A sociedade brasileira está vivendo um momento de incerteza e um estado de ânimo transmudado com o desassossego da política partidária nacional.

Com um adendo e, o recheio, de mais uma crise constitucional improcedente [desarmonia] entre os poderes da república brasileira.

Pela qual, se faz necessário tomar certa direção com a impessoalidade colegiada que estabeleça equilíbrio entre si... por onde se deve andar seguir e caminhar.

Virando à bussola para os pontos cardeais de norte sul leste ao oeste; relativamente com as características de suas respectivas jurisdições.

Em face à explicação resumida e congeminando outras; colocando a “carapuça” ao dispor sobre o conteúdo laureado...partindo do seguinte marco!...

Como diz o Art.1º da Constituição Brasileira, se referindo: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos” - pelo voto.

Isso define que, Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Estadual, Prefeito e Vereador, depois de eleitos – tornam-se dependentes do povo – que demanda dessa soberania constitucional.

Tanto faz no Maranhão, como do Oiapoque ao Chuí, obedece-se ao mesmo princípio: são todos pagos para nos representar com independência e decência.

Na obrigação é consubstanciada de três elementos indispensáveis.

  • [subjetivo]... próprio do sujeito e pertinente a sua consciência;

  • [objetivo)... aquilo que se pretende alcançar - propósito;

  • [espiritual]... a virtude que concede como tiro certeiro para onde quer chegar.


Então, é o fato de estar obrigado a fazer e/ou promover a faculdade de querer agir diante do encargo assumido.

Já o [favor]... o que se faz para alguém de graça sem obrigação; um obséquio qualquer.

Por esta razão que escolhermos o presente – tema – como proposição de assunto e que sirva como sinopse desta narrativa.

O eleitor continua sendo, e como sempre, ludibriado por políticos que gozam de seus mandatos durante quatro anos e passam para alguém os substituir no cargo porque são candidato a outros pleitos.... jogando o voto de outrora fora dos olhos do eleitor!

Tantos municípios continuam sendo vitimados dessas armações e lambidos por um eleitorado que se conforma em tomar um café misturado com milho em vez de um café [arábica] puro e legítimo...

Bate palma! Alardeia! Este que é o homem! É inderrotável? Só porque jogou uma “borra de asfalto” em uns pedaços de ruas das cidades sob seu domínio? Ou seja, tornando-as melhoradas e mais ou menos transitáveis?

Enquanto o eleitor não tomar consciência de que o inderrotável não está fazendo nenhum favor, e sim cumprindo a obrigação para a qual foi eleito, o eleitor, por si próprio, fica tolhido da liberdade de exercitar seu papel democrático conscientemente.

Pagamos impostos para serem investidos em obras e outros benefícios.

Qualquer ser vivente assistiu, viu, sofreu, o estrago que o inverno causou nesta temporada. Arrasou de grandes à pequenas cidades.

Sabe por quê?

Por falta de saneamento básico... nenhum gestor se dignou, até então, de apresentar projetos para resolver essa situação desesperadora que acontece em todas as temporadas chuvosas... porque não desperta interesse. 

Eis a questão.

Trata-se obra enterrada. Não produz voto! Somente isso!

Chama-se indústria da desgraça pública... só com ações remediadas para confortá-los, momentaneamente, da infelicidade pessoal vivida.

Mas o modo trajeto ou algo em evolução que passa por sucessivas mudanças...chama-se FASE... aqui e ali não é diferente...vai chegar ao inevitável.  

...Todo político que fala e promete em campanha tem como perfil que o eleitor tem a memória curta... daqui há pouco não sabe de mais nada.

Infelizmente, contraria os princípios básicos da politização.  

Por fim: a descrição da ideia deste filme...encalha-se como figurante deste palco como o escolhido [defensor] em criar diretrizes com o objetivo de organizar o modo de vida de uma sociedade. 

Ter a capacidade de mediar conflitos... lastimavelmente, são almas sem [corpo) e espírito sem [vontade]. Com suas minúsculas exceções.

O cenário é uma verdadeira figura de linguagem... Hipérbole!... enxertado do partidarismo republicano da cor do [arco-íris].
Mas, como o desejo atrai e a fé realiza...não custa nada esperar.

                                                                 DEUS SEJA LOUVADO!!!

Link
Leia Também »
Comentários »