MENU

08/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 08/07/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

Road Show MT e Expoagro

Desde segunda-feira, eu e minha esposa Ana Cláudia Aragão, que é produtora do programa Conexão Rural, estamos participando do Road Show Mato Grosso para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agronegócio, a convite do Sindicato Rural de Cuiabá, que promove desde o dia 2 de julho até o dia 10 de julho, domingo, a 54 ª  Expoagro, após 4 anos sem realização, devido à pandemia. O evento conta com uma programação diversificada, como shows, Fórum das Cadeias Produtivas, rodeio, hipismo, prova de laço e atrações de entretenimento.
Os 21 jornalistas de 9 estados participaram da cerimônia de abertura da Expoagro na segunda-feira (4). A coordenação é dos jornalistas Vicente Delgado, do portal Agronews, de Cuiabá, e de Altair Albuquerque, da Texto Comunicação, de São Paulo.

 

Celso Nogueira

O anfitrião e presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, ressaltou a produção sustentável. “Os jornalistas de fora vão ter conhecimento para falar da grandeza do Estado de Mato Grosso, na produção com respeito ao meio ambiente e que é pulmão do Brasil”, disse.
 

Vice-prefeito de Cuiabá/MT

O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa, destacou também a produção do agronegócio com respeito ao meio ambiente. “Até pouco tempo atrás se tinha o mito de que a agricultura e a pecuária agrediam o meio ambiente. E hoje produzimos respeitando o meio ambiente“, afirmou. Ele ainda informou que no próximo ano uma parte do Parque de Exposição estará reformado, após investimos de R$ 5 milhões da prefeitura do total de R$ 17 milhões.
 

SEDEC

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do governo, César Miranda, também ressaltou a produção agropecuária com preservação ambiental. “Trabalhamos para um Estado cada vez mais empreendedor, que garanta segurança alimentar e exemplo de preservação ambiental. Preservamos 62% do nosso território”, chamou a atenção. “Temos condição de dobrar nossa produção em 10 anos sem derrubar uma árvore. Só usando áreas degradadas”, descreveu uma tendência.
Já o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Osvaldo Pereira Junior, afirmou sobre a pujança do agro local e a importância dele para regiões não produtoras, como a capital. “A gente ouve falar que o Mato Grosso é a bola da vez, que esse Estado ninguém segura. E Cuiabá tem que ser o centro das atenções e não pode ficar fora desse circuito de crescimento. Essa onda. O Brasil fornece alimentos para o mundo”, explicou. (Com informações de Jonas da Silva/AGRONEWS®).

 

FAMATO

O diretor administrativo financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, lembrou do recorde da produção de grãos e proteínas animais que o Estado lidera com aplicação de novas tecnologias. Ele comparou o crescimento de Mato Grosso ao da China para demonstrar o poder do agro.
“Quem faz isso são os homens do campo. Que alimentam nós e o alimentam o mundo. Temos problemas. Mas aprendermos a produzir e respeitar o meio ambiente”, apontou. Para arrematar: “Tenho orgulho de fazer o correto dentro da minha propriedade. E quem está errado, vamos buscar informações para ele corrigir”, recomendou.

 

Maior produção de algodão

O tom das autoridades e lideranças ao pesar o agronegócio no desenvolvimento do Estado pode ser explicitado nas grandezas que vem da lavoura. Mato Grosso é o maior produtor de soja, algodão e biodiesel do Brasil. E tem o maior rebanho bovino, com cerca de 32 milhões de cabeças em comparação com os 3,5 milhões de habitantes. Além do destaque na produção de milho. Já o Brasil tem o agro que ampara 29% do Produto Interno Bruto (PIB), primeiro produtor mundial de soja, laranja, café e cana de açúcar. E segundo produtor mundial de bovinos e aves.
 

Visitas

Para o fortalecimento da pecuária mato-grossense, houve um dia inteiro destinado ao tema, onde o grupo de jornalistas visitou propriedades como: Fazenda Fartura – Grupo Bom Futuro, Fazenda Serrinha – Especializada em carnes nobres, Agropecuária GV5 – Referência em genética de gado leiteiro, Fazenda Boqueirão – Um case de sucesso na integração pecuária-floresta, Estância Oasis – Programa de melhoramento Nelore. Além disso, o grupo se integrará ao restante da programação contida no Fórum das Cadeias Produtivas que está contido na programação geral da 54ª Expoagro. 
 
Nelore marca presença no
Isso é Churrasco, de Fernando e Sorocaba


A dupla Fernando & Sorocaba se apresentará no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, em Bragança Paulista (SP), no próximo dia 30 de julho, a partir das 14 horas. O show, que faz parte da turnê “Isso é churrasco”, conta com a parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), entidade que representa a maior e mais importante raça bovina do país. O Nelore estará presente na linha especial de carnes Maturatta, da Friboi, em degustação na churrascada que acontece durante o show. Além disso, a entidade realizará a 1ª Exponel Bragança Paulista, que terá animais Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pintado.



 


 

Nelore

“Esse festival, programado de forma simultânea à 1ª Exponel Bragança Paulista, será histórico. Teremos ótima música, grande público e carne Nelore de alta qualidade. O Nelore é a raça-mãe do Brasil. Oito a cada 10 bovinos são Nelore ou têm sangue Nelore. Em números, são mais de 170 milhões de animais! Participar de um evento desse porte é mais um importante passo para aumentar o conhecimento da população sobre a raça e, especialmente, sobre a carne Nelore”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
A mostra de animais Nelore, que ocorrerá durante o evento, permitirá ao público a aproximação aos bovinos, com possibilidade de interação e captação de fotos junto ao animal. A ação é promovida pela ACNB a fim de que as pessoas possam conhecer a raça responsável pela produção da carne brasileira.
O gerente executivo da entidade, André Locateli, destaca que devido à sua importância, a raça Nelore contribui bastante para movimentar a economia e, por consequência, o fornecimento de carne bovina – inclusive para exportação para mais de 150 países. O Brasil produz cerca de 95 milhões de toneladas de carne bovina por ano e exporta 2 milhões de toneladas. “Os pecuaristas brasileiros merecem ser reconhecidos pelo que fazem pelo país. Além disso, o show de Fernando & Sorocaba, dupla bastante identificada com a força do nosso agronegócio, contribui para nos aproximarmos ainda mais do público urbano que ama carne, mas não conhece a realidade da cadeia de produção”, comenta Locateli.

 

FRIBOI

Eduardo Pedroso, diretor executivo da Friboi, sócio do Toro Negro e ex-ACNB, destaca a importância do evento para a cadeia de produção da pecuária. "Para nós é uma honra ter o Toro Negro como anfitrião desse evento, que será uma celebração do agronegócio, com a apresentação ao público de toda a cadeia que envolve o universo do churrasco: desde a produção de Nelore até a carne de alta qualidade no seu melhor preparo, em um encontro coroado com mais de três horas de show da dupla Fernando & Sorocaba".
A ACNB promove exposições de animais, abates técnicos e selos de qualidade, entre outras iniciativas, contribuindo para os produtores aderirem a práticas sustentáveis, para o contínuo aumento da oferta de carne de qualidade, com respeito aos animais e ao meio ambiente, para o Brasil e o mundo.
O show de Fernando & Sorocaba na turnê Isso é Churrasco tem como parceiros o restaurante Toro Negro Steakhouse, de Bragança Paulista, e a ACNB. Toda a carne consumida no evento é Nelore da linha Maturatta, da Friboi. Chefs, especialistas em churrasco, estarão no evento para preparar diferentes cortes para os cerca de 3 mil participantes esperados.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://byma.com.br/event/627ecdd19d3fb0742919f8e3.

 
Link
Leia Também »
Comentários »