MENU

06/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 06/07/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Pobreza

De acordo com o mapa da “Nova Pobreza” do Brasil, divulgado na semana passada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os Estados mais pobres nove estão na região Nordeste e cinco no Norte. Segundo o levantamento, o contingente de pobres brasileiros em 2021 é o maior da série histórica iniciada em 2012. A unidade da federação com menor taxa de pobreza em 2021 foi Santa Catarina (10,16%) e aquela com a maior proporção de pobres foi o Maranhão com 57,90%, que é seguido pelo Amazonas, com 51,42%, Alagoas (50,36%), Pernambuco (50,32%) e Sergipe (48,17%).
 

Estratos geográficos

Os dados do mapa da “Nova Pobreza”, da FGV, segmentaram o país em 146 estratos espaciais: aquele com maior pobreza em 2021 é o litoral e baixada maranhense com 72,59%, já a menor está no município de Florianópolis com 5,7%.  Uma relação de 12,7 para um, refletindo a conhecida desigualdade geográfica brasileira.
 

Maranhão

No caso do estado do Maranhão, são sete as regiões mais pobres do estado entre as 146 localidades pesquisadas. – Litoral e Baixada Maranhense (1º) – 72,59% (proporção de pobreza), Leste Maranhense (6º) – 65,83%, Entorno metropolitano de Teresina no Maranhão (15º) – 59,15%, Centro-Oeste Maranhense (16º) – 59,00%, Entorno Metropolitano de São Luís (18º) – 57,62%, Centro-Sul Maranhense (36º) – 50,23%,– São Luís (58º) – 37,86%.
 

Segurança

Barqueiros que fazem a travessia de passageiros na Praia da Sumaúma, em Ribamar Fiquene (MA), distante 48 km de Imperatriz, ignoram os riscos da segurança ao exceder o limite de passageiros e o uso obrigatório de coletes salva-vidas, insuficientes para todos que são transportados ao arrepio da lei. O risco de naufrágio é grande, principalmente após a abertura do período oficial previsto para o próximo domingo (10) com o show da banda Moleca Sem Vergonha.
 

Energia

A Equatorial Maranhão está premiando os clientes que pagam suas contas de energia em dia, por meio de sorteios mensais para quem se cadastrar na promoção Energia em Dia.  Já que o critério principal é estar em dia com a conta, a distribuidora destaca diversas opções que podem facilitar a vida dos clientes na hora de realizar o pagamento de suas contas.
 

Liderança

Devido a péssima administração que está sendo feita pela prefeita Ednalva Brandão, que está perdida mais do que cego em tiroteio, está ocupando o espaço deixado pelo seu marido, o ex-prefeito Ronei Alencar. Trata-se de Jeane  Alencar que neste sábado, reunirá seu grupo para anunciar apoio aos candidatos a deputados estaduais e a federais. E sempre assim, quem não sabe assar, queima a carne.
 

Emprego

Mais uma vez o Maranhão se destaca na geração de empregos: o estado mantém saldo positivo de contratação pelo 5º mês consecutivo, segundo dados do governo federal. A pesquisa divulgada pelo Caged aponta o sucesso dos incentivos que o nosso Governo do Maranhão tem realizado para a geração de emprego e renda. “E assim seguiremos”, enfatizou o governador Carlos Brandão.
Link
Leia Também »
Comentários »