MENU

06/07/2022 às 00h00min - Atualizada em 06/07/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Lista de Alto Risco

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, entregou a primeira versão da Lista de Alto Risco (LAR) da Administração Pública Federal ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco. A LAR consolida áreas que o TCU considera de alto risco para o país por apresentarem vulnerabilidade à fraude, desperdício, abuso de autoridade, má gestão ou necessidade de mudanças profundas para que os objetivos das políticas públicas possam ser cumpridos. A lista abrange 29 temas relacionados a diversas áreas da Administração Pública Federal, entre elas social, fiscal, gestão administrativa, infraestrutura, desenvolvimento regional. A LAR ainda materializa o compromisso do TCU junto à sociedade de que esses riscos serão monitorados continuamente até que os problemas identificados sejam tratados pelos órgãos e apresentem progressos consideráveis. Essa primeira versão da lista foi elaborada a partir de trabalhos realizados pelas unidades técnicas do TCU nos últimos cinco anos. A cada novo plano de controle externo, os riscos listados serão monitorados e os resultados servirão de subsídio para as próximas edições da LAR, que também poderão incluir outras áreas que venham a ser futuramente identificadas e mereçam atenção do TCU. A LAR descreve, para cada risco identificado, os problemas verificados, o motivo que levou o tema a ser considerado de alto risco, o que precisa ser feito para sua correção e as decisões recentes do TCU sobre o assunto. O documento vai auxiliar o TCU no planejamento de suas ações de controle e trará uma continuidade na atuação nos problemas mais relevantes para o país.
 

Maioria

A maioria dos vereadores de São Luís anunciou apoio à pré-candidatura do governador Carlos Brandão (PSB). A Câmara tem 31 vereadores, dos quais 22 confirmaram apoio à reeleição de Brandão. Dos poucos que não aderiram está o vereador Gutemberg Araújo (PSC), que na semana passada entrou de licença por quatro meses para participar da campanha do ex-prefeito Lahésio Bonfim (PTB), inclusive podendo ser escolhido como candidato a vice. 
 

Divulgação dos resultados

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentaram a mais de 240 representantes de veículos de comunicação o projeto de divulgação dos resultados das Eleições Gerais de 2022, bem como os meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito. Na ocasião, eles conheceram o funcionamento do projeto e esclareceram dúvidas sobre o recebimento e a transmissão dos dados com a equipe do TSE. As orientações repassadas na reunião possibilitarão que emissoras de televisão e de rádio, portais de internet e a imprensa, em geral, entre outras mídias, informem à população, em tempo real, a partir do encerramento da votação, os votos recebidos por cada candidato a presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.
 

Ele disse

- “No Maranhão, independentemente de qual seja o resultado da eleição presidencial, nós teremos maturidade para bater na porta do próximo presidente e pedir ajuda para o nosso estado”. Frase do senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador.
 

E…

Ontem, o senador Weverton Rocha anunciou que nesta quarta-feira vai se licenciar do mandato por 120 dias. Ele alegou que o afastamento é para se dedicar integralmente à sua campanha na disputa pelo Palácio dos Leões. A cadeira de Weverton será ocupada pelo primeiro suplente Roberth Bringel, do União Brasil, partido que pode fechar aliança com o PDT. Bringel é ex-prefeito de Santa Inês e tio do deputado federal Juscelino Filho (União Brasil).
 

Fora 

Recentemente o ex-secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que não tem pretensão de disputar a prefeitura de Imperatriz, em 2024. Quem poderia ser, então, o nome do seu grupo como opção para a eleição municipal? Na verdade, ainda está cedo para se debater o assunto, mas no momento quem desponta com maior possibilidade de ser o escolhido é o deputado estadual Rildo Amaral. É aguardar. 
Link
Leia Também »
Comentários »