MENU

25/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 25/06/2022 às 00h00min

A LÁGRIMA!

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Final dos anos sessenta e início dos anos setenta, nosso Brasil no milagre econômico, os casais enamorados se encantavam, bailavam com a música maravilhosa de Bobby Solo, cantor italiano de voz estupendamente agradável, “una lacrima sul viso” – Uma lágrima no seu rosto.

 

Da uma lacrima sul viso              Dê uma lágrima no rosto

Ho capito mote cose                    Entendi muitas coisas

Dopo tanti tanti mesi                   Depois de tantos e tantos meses

Ora so                                         Agora sei

Cosa sono per te (...)                  O que sou para você (...)

 

A letra continua e está na internet e a canção, com original de Bobby Solo, no YouTube. Vale a pena ouvir, com um vinho e com a(o) amor de sua vida.

Mas hoje vamos falar exatamente disso, da lágrima!

O que é a lágrima?

A lágrima é uma secreção formada por água, sais minerais, proteínas e gorduras, produzidas pela glândula lacrimal para limpar, purificar e lubrificar os olhos, secreção liberada com estimulo do sistema nervoso parassimpático.

O sistema parassimpático regula sistemas de equilíbrio no corpo como saciedade, frequência cardíaca relaxamento muscular excitação sexual (em parte) e a secreção da lágrima. Seu opositor é o sistema simpático, responsável por ações que envolvam principalmente situações de stress, aumenta frequência cardíaca, libera adrenalina, dilata pupilas e estimula o orgasmo. Explicação sintética!

Tipos de lágrimas

Em qualquer momento cerca de sete microlitros de lágrima estão presentes em nossos olhos que equivale a 1/10 (um décimo) de uma gota d´água, fornecem oxigênio e nutrientes aos olhos, removem resíduos e servem como uma linha de defesa aos nossos olhos. Contra patógenos e ajuda a curar eventuais ferimentos.

As lágrimas ditas basais são o principal tipo, são liberadas continuamente em pequenas quantidades para lubrificar a córnea, mantê-la livre de poeira, vital para garantir uma boa acuidade visual com conforto e lutam contra bactérias infeciosas fazendo parte do sistema imunológico (defesa). As chamadas reflexas resultam da irritação dos olhos por partículas estranhas, substâncias irritantes (cebola por exemplo), gás lacrimogênio e spray de pimenta. Podem ocorrer também por estímulos quentes ou apimentados na língua e boca, luz forte, tosse e bocejos, são liberadas em maior quantidade mas tem o mesmo objetivo que é proteger os olhos. As emocionais associadas as emoções: stress. Raiva, sofrimento, luto, dor física, alegria, crises de riso, felicidade intensa. Contêm hormônios reguladores de stress que é uma forma de nos livrarmos deles, ou seja um bom choro é terapêutico.

Doenças associadas a lágrimas

Doenças devastadoras como câncer, esclerose múltipla, diabetes mellitus, fibrose cística, Parkinson, Sjögren têm marcadores presentes nas lágrimas. Está em estudo marcadores para Alzheimer e um específico de câncer de mama. Redução de custos e diagnóstico precoce e rápido importantíssimo para sucessos de tratamento.

E a lágrima de crocodilo?

Contava-se que as margens do Rio Nilo, no antigo Egito, os crocodilos choravam e faziam ruidosas manifestações de desespero atraindo pessoas que por piedade iam observar, devorando-as! Outra teoria da era medieval era que os crocodilos choravam enquanto devoravam pessoas.

A realidade e que quando o crocodilo está digerindo um animal a passagem deste pressiona o céu da boca do animal comprimindo as glândulas lacrimais provocando a secreção de lágrimas

Por esse fato lágrimas de crocodilo quer dizer choro de alguém fingido, falso, hipócrita!

Bela definição para choro de personagens brasileiras principalmente muitas delas estabelecidas no planalto central da maravilhosa terra de pindorama!
Link
Leia Também »
Comentários »