MENU

23/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/06/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Sensor Green vence desafio promovido por Banrisul
e HackatAgro sobre manejo sustentável do solo

 O grupo “Sensor Green” foi o grande vencedor do desafio promovido pelo Banrisul e realizado pelo HackatAgro – movimento em benefício da digitalização do agronegócio brasileiro. A maratona de inovação teve o objetivo de buscar soluções tecnológicas para promover o manejo sustentável do solo e possibilitar maiores ganhos e diferenciais para os produtores rurais. A premiação para as startups vencedoras, cujo resultado foi anunciado em 13 de junho, é de R$ 20 mil.
“A proposta apresentada pelos quatro jovens foi eleita a melhor, entre 35 ideias submetidas por 145 participantes, por uma banca de especialistas”, conta Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, empresa realizadora do HackatAgro. “Esta edição foi um sucesso e o processo de escolha foi bastante disputado, já que, felizmente, todos as soluções foram elaboradas com alta qualidade”, complementa. O hackathon aconteceu entre 3 e 5 de junho.
 Campeã do desafio, a equipe Sensor Green propôs o emprego de sensores para escanear as amostras do solo e processar os dados por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina, para gerar informação de forma rápida, com automatização e por uma fração do custo atual. O grupo analisa que há um aumento na demanda por análises do tipo, para melhor uso dos insumos, até em razão da crise mundial de fertilizantes, e da pressão por uma produção mais eficiente de alimentos.

 

Laboratórios de análises de solo

 ”Nossa proposta é fortalecer as atividades dos Laboratórios de Análises de Solo, oferecendo a eles a possibilidade de substituir hardware (análises analógicas convencionais) por software em um modelo de Laboratórios Híbridos de Solos, integrando a análise de química com nossa técnica baseada em sensores”, afirmam os empreendedores.
O segundo lugar foi conquistado pelo time “Smart Soil Solutions”. A equipe desenvolveu uma solução para monitoramento do solo que conta com captura de dados por sensores, e aplicativo de suporte na coleta e envio de dados para uma boa gestão, aumento na produtividade e controle do plantio.
 O terceiro lugar ficou com a equipe “IFarm”, que propôs o desenvolvimento de um “Dispositivo IoT” (internet das coisas, na sigla em inglês) com sensor de umidade do solo e tecnologia sem fio de longa distância e um dashboard, um painel de controle, para auxiliar as empresas de consultoria de irrigação a planejar a gestão da irrigação de seus clientes. A solução monitora à distância e em tempo real o nível de umidade do solo, promovendo o uso inteligente da água.

 

Maior edição da história

“Esta certamente foi a maior edição da história do HackatAgro, que existe há quatro anos. O desafio realizado em parceria com o Banrisul contabilizou 270 empreendedores inscritos, com média de 20 anos de idade, e 95 mentores que auxiliaram na elaboração das soluções. Foram mais de 50 horas de trabalho, que resultaram nos 35 projetos apresentados conforme o regulamento”, salienta Donário Lopes de Almeida, idealizador do HackatAgro.
De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a instituição tem grande satisfação em participar do Hackatagro, evento que promove a inovação por meio do trabalho colaborativo, discussões de alto nível e troca de experiências. “Conectar a comunidade por meio do Desafio Banrisul dialoga com o novo posicionamento do Banco no mercado, com nosso rebranding, que reforça as áreas estratégicas de inovação e de agronegócio. Estamos em constante movimento e em ritmo acelerado de transformação nesse sentido, incentivando a busca por soluções por meio de ideias inovadoras”, frisou.  (Attuale Comunicação – SP).

 

Com o objetivo de mapear os confinamentos brasileiros,
Confina Brasil 2022 teve início em 20 de junho

A equipe de especialistas da Scot Consultoria, formada por engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas iniciaram mais uma edição do Confina Brasil, uma série de visitas técnicas a confinamentos e semiconfinamentos brasileiros, que começou dia 20 de junho. O projeto contará com cinco rotas, que se encerrarão em 28 de outubro. A coleta de dados dos sistemas intensivos começa nas cidades paulistas de Barretos e Buritama.
“Queremos garantir mais uma edição de sucesso neste ano. Por isso, temos como meta ultrapassar o número de 210 propriedades visitadas, terminando o ano com mapeamento de 2,5 milhões de cabeças de gado nos locais em que passaremos. Além disso, faremos um acompanhamento remoto das fazendas já conhecidas pelas expedições de edições anteriores, para que possamos complementar as informações”, destaca a equipe do Confina Brasil.

 

Pesquisa-expedicionária

O Confina Brasil é uma pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria que cruza o país e realiza visitas em propriedades focadas em produção pecuária de corte intensiva. O objetivo é coletar informações verdadeiras, adquirindo conhecimento das melhores práticas aplicadas em confinamentos e semiconfinamentos nas diversas regiões produtoras.
Em cada visita, a equipe dará atenção à comercialização do gado confinado, manejo, índices zootécnicos, gestão, nutrição, infraestrutura e sanidade, a fim de analisar e entender a lida diária do pecuarista brasileiro. E para cumprir esse objetivo, o Confina Brasil chega a sua terceira edição com novidades. Antes dividida em três rotas, a atual iniciativa contará com cinco rotas, passando por oito estados. Confira o cronograma:

 
  • 1ª Rota: São Paulo e Triângulo Mineiro, de 20/6 a 01/7;
  • 2ª Rota: Mato Grosso do Sul e Centro-Sul do Mato Grosso, de 11/7 a 22/7;
  • 3ª Rota: Oeste do Mato Grosso e Centro-Sul de Rondônia, de 8/8 a 19/8;
  • 4ª Rota: Norte do Pará e Maranhão, de 5/9 a 16/9 – (As cidades estão sendo definidas);
  • 5ª Rota: Goiás e Oeste de Minas, de 17/10 a 28/10.
 

Apoiadores

Contribuindo para que essa jornada aconteça, o Confina Brasil possui o apoio de importantes empresas. São patrocinadores “ouro”: Casale, Coimma, Elanco, FS Bioenergia, iRancho, Nutron e UPL. No patrocínio “prata”, aparecem: Associação Brasileira de Angus, Reenergisa e Zinpro. Na categoria de montadoras, a expedição tem parceria com a Mitsubishi. Embrapa e Hospital de Amor se apresentam, ainda, como parceiros institucionais.
 Ao final da expedição, todo o conhecimento prático será interpretado e transformado em estudo – o Benchmarking Confina Brasil –, que é disponibilizado gratuitamente, para um maior entendimento da pecuária nacional e auxílio na tomada de decisão de todos os segmentos envolvidos no processo de produção de carne bovina.
Para acompanhar essa jornada e testemunhar histórias incríveis, basta acessar o Instagram @confinabrasil e o site confinabrasil.com. (Com informações de Irvin Dias, da Texto Comunicação – SP).

 

Aumento de produtividade e redução de custos na
fruticultura são destaques da Belgo Bekaert na 27ª Hortitec

Laranja, limão, abacate, banana, caqui, figo e tangerina são as frutas mais produzidas, nesta ordem, no Estado de São Paulo, que é considerado o maior produtor de frutas do Brasil – país que é o terceiro maior fruticultor do mundo. É dentro deste contexto que a Belgo Bekaert, líder no mercado brasileiro de arames, chega à cidade de Holambra (SP), com o objetivo de demonstrar suas soluções para o setor produtivo de hortaliças e frutas durante a 27ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. O evento ocorre de 22 a 24 de junho, no Parque da Expoflora.
 

Capital da Flores

Nacionalmente conhecida como a “Capital das Flores”, Holambra também concentra uma das maiores produções de hortaliças e frutas do Brasil, com cultivares como maracujá, uva e morango. Presente na feira com soluções que alavancam a produção e reduzem custos de manutenção nas estruturas, a Belgo demonstrará, na feira, três tecnologias do portfólio: Belgo Frutifio, Belgo Parreiral e a tela Belgo Javaporco. “Ao usar arames, telas e cordoalhas que possuem alta resistência e durabilidade, o produtor rural realiza menos manutenções que oneram a produção e tomam tempo. Ou seja, uma enorme relação positiva de custo e benefício”, relata a analista de mercado da Belgo Bekaert, Vanessa Teixeira.
O estande da empresa está situado na área 46, no setor preto, e terá como parceiro o grupo Talismann, que fabrica estruturas de aço para cercas rurais, chaves de charrua, estruturas de parreirais, entre outros produtos. Dentro do estande, segundo Vanessa, haverá demonstração de videira conduzida no esquema em Y e uma bancada de morangos. “A fruticultura está se desenvolvendo muito no Brasil e, para a Belgo, é imprescindível marcar presença em eventos como este, para demonstrarmos o potencial de nossas tecnologias em produções desse tipo”, pontua a analista.  (Com informações da Texto Comunicação – SP).
Link
Leia Também »
Comentários »