MENU

23/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Alerta

Há oito dias do encerramento do prazo regulamentar para o recadastramento dos responsáveis por órgãos, fundos e entidades soba a jurisdição do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), todo os prefeitos e presidentes de câmaras municipais já atenderam ao chamado do órgão com relação a essa importante obrigação. A preocupação do TCE no momento é em relação à esfera estadual, onde tem se verificado uma adesão dos gestores bem abaixo do esperado. O alerta do TCE se deve ao fato de que não haverá prorrogação de prazo, ficando os faltosos portanto sujeitos às consequências da inadimplência. Além do pagamento de multa de R$ 1.100,00, os gestores nessa condição não terão acesso a nenhum dos sistemas de prestação de contas do TCE, como Sinc-Contrata, Sinc-Folha, Sinc-Fiscal e e-PCA, entre outros. O TCE-MA também segue a fiscalização dos portais da transparência dos poderes executivo e legislativo. Na nova lista, entre as prefeituras que serão fiscalizadas estão as de Açailândia, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Amarante, Bom Jesus das Selvas, Sítio Novo e Carolina. 
 

Apoios 

O pré-candidato a deputado federal Clayton Noleto (PSB) vem colecionando adesões na pré-campanha, durante visitas a lideranças políticas e comunitárias da região. Neste início de semana, o prefeito de Carolina, Erivelton Teixeira, e a presidente da Câmara Municipal, Luciane Martins, além de outros vereadores, confirmaram apoio ao ex-secretário de Estado da Infraestrutura.  
 

Quem é 

Alvo da operação da Polícia Federal, realizada ontem, o pastor Gilmar Santos é maranhense, mas já está há quase 40 anos em Goiás. O pastor é dono da Fundação Gilmar Santos desde 1995. Além de Goiás, está presente em Estados como Maranhão, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também é presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleias de Deus no Brasil Cristo para Todos. Gilmar Santos é acusado de cobrar propinas para a liberação de verbas do MEC para prefeitos, Além disso, é alvo de uma acusação formal do Ministério Público de Goiás por manter uma empresa de fachada. 
 

Olha aí!

Contratada pela TV Record de São Luís, pesquisa da Real Time/Big Data teve a divulgação suspensa pelo desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). A autoridade observou que pelo menos duas das exigências deixaram de ser cumpridas. “A primeira diz respeito à ausência do uso de certificado digital para assinatura da pesquisa pelo estatístico responsável, aspecto de grande importância e que foi pensado para evitar a juntada de documentos no Sistema PesqEle do TSE sem que seja possível atestar a sua autenticidade. De igual modo, em uma primeira análise, tenho que a exigência normativa da informação da metodologia utilizada não foi devidamente atendida, posto que ausentes os requisitos que possam individualizar os critérios metodológicos utilizados na pesquisa”, afirmou José Luiz na decisão. 
 

CPI do MEC

O líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse nesta quarta-feira (22) que vai insistir na CPI do MEC após a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por esquema de corrupção envolvendo pastores e a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo Randolfe, faltam duas assinaturas para apresentar o requerimento, que necessita do apoio de 27 senadores. Em abril, três desistiram das investigações. O presidente da Comissão de Educação, Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu um “pente-fino” nos convênios do FNDE liberados por Milton Ribeiro.
 

Ele disse

“Aos que estão espalhando fake news sobre o meu estado de saúde, me aguardem que eu já estou voltando e vou mostrar como se faz campanha. É só comparar as biografias, fica fácil ver o que é melhor para o povo do Maranhão”. Governador licenciado Carlos Brandão (PSB), que se recupera de uma cirurgia em São Paulo.
Link
Leia Também »
Comentários »