MENU

22/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 22/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Olha aí!

A tarifa residencial brasileira de energia elétrica é uma das mais caras do mundo, em especial quando se compara o poder de compra em cada país. Diante desse cenário, o Tribunal de Contas da União realizou auditoria operacional para avaliar a existência, a efetividade e a coerência da política tarifária do setor elétrico brasileiro. O volume de recursos fiscalizado superou os R$ 211 bilhões, considerando a soma dos valores que os consumidores pagaram às distribuidoras, no ano de 2020.  O objetivo do trabalho foi apurar se as iniciativas voltadas para a modicidade tarifária cumprem os requisitos mínimos de uma boa política pública. O Tribunal também examinou como as tarifas se apresentam frente aos valores praticados internacionalmente, quais são as perspectivas de sustentabilidade das contas de energia elétrica a longo prazo e as respectivas causas para o alto valor das contas de energia, identificando as principais dificuldades para reduzi-las. A auditoria concluiu que faltam diretrizes e objetivos claros para a política de preços no setor elétrico, além de metas formais e de indicadores que permitam a respectiva avaliação. O trabalho identificou, ainda, que, nos últimos vinte anos, a tarifa cresceu acima da inflação oficial, não refletindo o potencial de gerar energia elétrica a preço baixo. Para reverter esse quadro, o TCU fez uma série de recomendações ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Ministério de Minas e Energia (MME). A elaboração de um plano estruturado para modicidade tarifária do setor elétrico é uma das recomendações do Tribunal ao MME. A sistematização de um programa de monitoramento e avaliação da política tarifária é outra medida que o Tribunal considera fundamental.
 

Equívoco

Ontem surgiram comentários de que o policial Adonias Sadda Costa, acusado de matar o médico Bruno Calaça, havia sido promovido a cabo. Na verdade, houve um equívoco, conforme esclareceu o Governo do Estado. Só depois de divulgada a lista dos promovidos é que a PM verificou o erro. Adonias já foi expulso da corporação. A decisão foi do Conselho de Disciplina da Polícia Militar do Maranhão, no dia 23 de novembro de 2021. Ele se encontra preso no Comando Geral da PM e será levado a Júri Popular. Adonias matou o médico em um bar da Avenida Beira-Rio no dia 26 de julho do ano passado.
 

E…

Em que situação se encontra o caso do líder comunitário Wanderley Rodrigues, assassinado por um policial militar do Pará? Sabe-se que o acusado continua em liberdade. Presidente da Associação dos Moradores do Residencial Sebastião Régis, WR foi morto em casa na madrugada do dia 18 de julho de 2021. 
 

De olho 

Responsável pela denúncia que provocou o cancelamento do concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Yglésio Moyses (PSB) destacou que “nós vamos acompanhar todos os passos a partir de agora e buscar garantias de que o certame vá ser realizado de fato com toda a segurança, com toda a garantia de isonomia”. O Ministério Público ouvirá o deputado.
 

Indefinição 

Pré-candidata a deputada federal pelo MDB, a ex-governadora Roseana Sarney ainda não desceu do muro em relação ao pré-candidato que apoiará para o Palácio dos Leões. Ela só deve mesmo se manifestar sobre o nome que apoiará durante as convenções partidárias, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Ontem, Roseana anunciou que testou positivo para a Covid-19.
 

Ele disse

“Coisa de louco. Weverton e Maranhãozinho apostam na força bruta do poder econômico para ganhar a eleição. Decidiram realizar a convenção num estádio de futebol. Será que a dupla terá o sucesso que esperam, ou o tiro sairá pela culatra?”. A afirmação foi feita pelo ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad. Ele é pré-candidato a deputado estadual pelo PSC e apoia a pré-candidatura ao governo de Lahesio Bonfim.
Link
Leia Também »
Comentários »