MENU

21/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 21/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

 

Nova licença

Ontem o governador licenciado Carlos Brandão (PSB) anunciou que iria enviar um novo pedido de licença à Assembleia Legislativa, porque ainda não tem previsão de alta. Ele ainda está internado em São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para retirar um cisto em um dos rins, no dia 22 de maio. Brandão esperava estar logo de volta, mas após a operação foi necessário um dreno e somente quando for retirado é que poderá retornar ao Maranhão. Com isso, teve que enviar à Assembleia Legislativa um pedido de licença, e ontem pediu a renovação, por mais 10 dias. Portanto, continua afastado do governo até o dia 30. Brandão observou que mesmo estando internado, tem mantido contatos diários com os secretários. “Converso todos os dias com os secretários, com o governador em exercício Paulo Velten e com aliados”, disse. Ele está sendo substituído pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velter, porque o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), se recusou a assumir o governo para não correr o risco de ficar inelegível. Ele é candidato à reeleição.
 

Indefinição

O pré-candidato a governador Lahésio Bonfim (PSC) ainda não se decidiu pelo seu pré-candidato a senador. Ele “empurra com a bariga” na esperança de ter no mesmo palanque Roberto Rocha (PTB) e Pastor Bel (AGIR). Só que enquanto não se decide, o senador Roberto Rocha já está participando de eventos com o pré-candidato a governador Weverton Rocha (PDT). É claro que Rocha não iria recusar um apoio de Lahésio, mas se fosse para ficar “exclusivo”, não pensaria duas vezes em ficar mesmo só com Weverton.
 

Apoio

O vereador de Governador Edison Lobão, Hamilton Miranda (PV), declarou que apoia a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) e para a Câmara dos Deputados o ex-candidato a governador Edinho Lobão (MDB). Para a Assembleia Legislativa, como a coluna já divulgou, ele apoia o deputado Wendell Lages (PV), que esteve no final de semana na região fazendo visitas a lideranças políticas e comunitárias. Wendell foi recebido pelo ex-prefeito Ildon Marques (PP), em sua residência, no bairro Bom Jesus. De Itapecuru-Mirim, ele é o deputado estadual mais jovem do Maranhão. Foi eleito com 22.989 votos, aos 28 anos. 
 

Direita x Esquerda

Ao comentar sobre a vitória da esquerda na Colômbia, o ex-governador Flávio Dino (PSB) disse que a direita perderá as eleições no Brasil. Gustavo Petro venceu Rodolfo Hernández, da direita. “Que sirva de exemplo à direita brasileira, que perderá em outubro”, afirmou o otimista ex-governador do Maranhão.
 

Mais força 

Vários projetos de lei podem ser votados nesta semana pelas comissões do Senado. Um deles é o PLS 68/2013, que dá força de título executivo extrajudicial aos acordos celebrados com entidade ou órgão público de defesa do consumidor, como os Procons. Essa matéria está na pauta da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), que tem reunião marcada para esta terça-feira. 
 

Anulado

Ontem o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), anunciou a anulação do concurso do Poder Legislativo. “Em razão dos registros e denúncias de falhas de execução, fiscalização e segurança na aplicação da prova objetiva, bem como pela correta interpretação sobre a LGPD, quando da divulgação do Resultado Preliminar, decidi anular a primeira etapa do Concurso da Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado. A anulação acontece poucos dias depois de uma denúncia do deputado Yglésio Moyses (PSB) e que está sendo apurada pelo Ministério Público.
Link
Leia Também »
Comentários »