MENU

15/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 15/06/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 

Nelore anuncia 32 etapas da 24ª edição do Circuito Nelore de Qualidade

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anuncia o calendário da 24ª edição do Circuito Nelore de Qualidade, o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Neste momento, já estão confirmadas 32 etapas para a disputa dos campeonatos de 2022. A primeira delas acontecerá em 30 de junho, na unidade da Friboi em Rio Branco (AC). Nestas etapas, o Circuito passará por 10 estados brasileiros, mas ainda devem ser confirmadas avaliações em outras regiões até o fim deste ano, quando os vencedores serão premiados.

“É fantástico realizar mais uma edição deste campeonato tão simbólico para a pecuária e, particularmente, para a raça Nelore. Afinal, estamos contribuindo para alavancar a qualidade da carne nacional, que já é alta, fruto de um trabalho de excelência realizado pelos produtores brasileiros. Além disso, as etapas de avaliação representam uma forma de prestigiar todo o potencial da raça Nelore em nosso país”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

 

Araguaína (TO) e Marabá, Redenção, Santana do Araguaia e Tucumã (PA)

O circuito Nelore não será realizado em nenhuma cidade do Maranhão
Após a realização da primeira etapa, o Circuito Nelore de Qualidade segue com as avaliações de carcaça em Diamantino (MT), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Mozarlândia (GO), Água Boa (MT), Confresa (MT), Barra do Garças (MT), Pedra Preta (MT), Colatina (ES), Araputanga (MT), Nova Andradina (MS), Alta Floresta (MT), Araguaína (TO), Ituiutaba (MG), Iturama (MG), Pimenta Bueno (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Vilhena (RO), Senador Canedo (GO), Marabá (PA), Naviraí (MS), Redenção (PA), Santana do Araguaia (PA), Lins (SP), Nanuque (MG), Anastácio (MS), Itapetinga (BA), Tucumã (PA), Teixeira de Freitas (BA), Andradina (SP) e, por último, Campo Grande (MS), no dia 24 de novembro.

“Nosso desejo é de que a cada ano tenhamos mais pecuaristas participantes, mais animais avaliados e mais etapas nacionais e – agora – internacionais, a exemplo das duas realizadas na Bolívia, que serão contabilizadas separadamente do resultado brasileiro e representam a ampliação do trabalho de valorização da carne Nelore na América Latina. Quanto mais o Circuito Nelore de Qualidade avança mais a raça e os neloristas ganham. Com isso, podemos alcançar uma pecuária cada vez mais forte, produtiva e qualitativa”, ressalta Nabih.

 

Circuito Internacional

Além das etapas nacionais, o Circuito Nelore de Qualidade 2022 já promoveu duas etapas internacionais, ambas na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra. A primeira aconteceu em 21 de fevereiro e avaliou 335 animais. A segunda foi realizada nos dias 6 e 7 de junho e avaliou 704 animais. Com a coordenação da Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu), a Bolívia receberá ainda a terceira etapa do Circuito naquele país, que acontece em 31 de outubro, no frigorífico Fridosa – que também sediou as duas etapas anteriores. A ACNB afirma que mais etapas internacionais podem acontecer neste ano, pois há conversas avançadas para parcerias com outros países da América do Sul.
 

Campeonato de pais identificados

Um dos destaques da ACNB para 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo a reunião de dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne. O vencedor da primeira edição desta competição, lançada em 2021, foi a Fazenda Boa Vista (Nova Andradina/MS), com lote de machos filhos do reprodutor Okinawa do SNI (SNI9407), participante da 16ª etapa do Circuito 2021, realizada em Naviraí (MS).
 

Confira as datas das 32 etapas confirmadas:

·    30 de junho – Friboi - Rio Branco (AC)
·    19 de julho – Friboi - Diamantino (MT)
·    28 de julho – Friboi - Porto Velho (RO)
·    02 de agosto – Friboi - Goiânia (GO)
·    04 de agosto – Friboi - Mozarlândia (GO)
·    09 de agosto – Friboi - Água Boa (MT)
·    19 de agosto – Friboi - Confresa (MT)
·    23 de agosto – Friboi - Barra do Garças (MT)
·    25 de agosto – Friboi - Pedra Preta (MT)
·    26 de agosto – Frisa - Colatina (ES)
·    30 de agosto – Friboi - Araputanga (MT)
·    08 de setembro – Friboi - Nova Andradina (MS)
·    20 de setembro – Friboi - Alta Floresta (MT)
·    22 de setembro – Friboi - Araguaína (TO)
·    27 de setembro – Friboi - Ituiutaba (MG)
·    29 de setembro – Friboi - Iturama (MG)
·    04 de outubro – Friboi - Pimenta Bueno (RO)
·    06 de outubro – Friboi - São Miguel do Guaporé (RO)
·    11 de outubro – Friboi - Vilhena (RO)
·    13 de outubro – Friboi - Senador Canedo (GO)
·    14 de outubro – Friboi - Marabá (PA)
·    18 de outubro – Friboi - Naviraí (MS)
·    20 de outubro – Friboi - Redenção (PA)
·    21 de outubro – Friboi - Santana do Araguaia (PA)
·    25 de outubro – Friboi - Lins (SP)
·    27 de outubro – Frisa - Nanuque (MG)
·    08 de novembro – Friboi - Anastácio (MS)
·    17 de novembro – Friboi - Itapetinga (BA)
·    18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)
·    18 de novembro – Frisa - Teixeira de Freitas (BA)
·    22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)
·    24 de novembro – Friboi - Campo Grande (MS)

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. (Com informações da Texto Comunicação – SP).

Em Marabá, novo centro de distribuição da TrouwNutrition fortalece presença no Norte
A TrouwNutrition, empresa global de soluções para a nutrição animal, anuncia a ampliação de sua presença na região Norte e Matopiba com a instalação de um centro de distribuição em Marabá (PA). A ação faz parte da estratégia da empresa de otimizar a entrega dos produtos, estar cada vez mais próxima dos clientes e se aproximar dos principais centros de pecuária.

 “A expansão da TrouwNutrition para o Norte e Nordeste está sendo construída aos poucos e de forma estruturada. Com mais esse movimento, queremos estar perto dos nossos clientes e oferecer melhor suporte para as vendas na região”, explica Augusto Adami, diretor geral Latam.

 Nessa primeira fase, a unidade – que tem capacidade inicial de 1.000 toneladas – será destinada aos produtos para pecuária de corte.

 “Essa é também uma oportunidade de expansão do nosso time, com novas contratações para a região. Com a presença em Marabá, esperamos multiplicar rapidamente o volume de vendas e abrir caminho para novos clientes”, reforça Felipe Parise, gerente de vendas para ruminantes corte.
 

BR-230

O centro de distribuição da TrouwNutrition em Marabá está localizado próximo à margem da BR-230, na Rodovia Transamazônica, que possibilita fácil acesso às principais zonas de produção da região Norte e Matopiba.

 O diretor de Ruminantes, Francisco Olbrich, destaca que a logística é fundamental na produção animal, para oferecer amplo portfólio, melhores condições comerciais e rapidez na entrega.

 “O novo centro de distribuição, que deve ser inaugurado nos próximos meses, contribuirá, e muito, para equacionar o escoamento de produtos. Entendemos que esse olhar estratégico é um diferencial competitivo para os clientes atuais e os novos parceiros”, completa Olbrich. (Texto Comunicação – SP).

 
Destaques do Conexão Rural do próximo fim de semana: 
  • Com destaque para a força da mulher no campo, foi lançada em Parauapebas, no Pará, a Feira de Agronegócios da cidade 2022;
  • Governo do Estado  do Pará entrega títulos de terras na ‘Expo Carajás 2022’, em Redenção;
  • E governo municipal e Incra entregam títulos de domínio definitivo para produtores rurais de Parauapebas;
  • Teremos ainda uma conversa com o pecuarista Adir do Carmo Leonel, de  Ribeirão Preto  (SP), e com o jornalista Carlão, um dos mais influentes comunicadores do agronegócio.
  • E em clima de São João, teremos música junina no nosso programa com Tom Oliveira e Alcymar Monteiro.
Leia Também »
Comentários »