MENU

14/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 14/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Apoio e críticas

Ontem, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (sem partido), anunciou apoio ao senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador. Bolsonarista, ela não apoiaria Carlos Brandão (PSB) por causa do ex-governador Flávio Dino (PSB), com quem tem desavença. Mas por que Maura não optou por Lahésio Bonfim (PTB), que a exemplo dela é bolsonarista? Ocorre que a prefeita foi candidata a governadora em 2018 e Lahésio se recusou a apoiá-la, preferindo a ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Agora ela deu o troco. Mas a decisão de Maura em apoiar Weverton tem gerado duras críticas. Alguns, por entenderem que o senador é “esquerdista” e tem preferência pela pré-candidatura de Lula (PT), enquanto que ela defende Bolsonaro. Mas para a prefeita, “Weverton tem boa relação com Bolsonaro”. Há doze dias Maura teve um encontro com o presidente da República, em Brasília. O certo mesmo é que o assunto está rendendo nas redes sociais, com mais críticas do que elogios à decisão da prefeita. Mas não causa surpresa. Para qualquer lado que fosse, seria bombardeada, afinal ninguém consegue agradar todo mundo..  
 

Visita

No fim de semana o governador Carlos Brandão recebeu, no hospital Beneficência Portuguesa, a visita do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula (PT). Também filiado ao PSB, Alckmin disse que “fiquei felicíssimo de vê-lo ótimo, corado, bem disposto. Daqui a pouquinho já estará de volta ao Maranhão para continuar esse belíssimo trabalho. E tenho certeza de que terá uma merecida, justa e consagradora reeleição para trabalhar muito em benefício da nossa população”. 
 

Fake news

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) informou, nesta segunda-feira (13), que não têm qualquer fundamento as informações recentemente divulgadas sobre concurso público a ser realizado pela instituição. De acordo com a Secretaria de Gestão do órgão, o que há de concreto são os estudos de viabilidade que vem sendo desenvolvidos por comissão específica, criada no ano passado pela Presidência, com a finalidade de realizar os trabalhos preliminares à eventual promoção de certame para a seleção de servidores. Não há portanto, no momento, definição quanto ao formato do eventual concurso, número de vagas, cargos e remuneração, ou quaisquer outros aspectos. A Secretaria informou, ainda, que qualquer informação sobre a eventual realização de concurso público pelo TCE maranhense será divulgada em sua página na internet, além do Diário Oficial Eletrônico da instituição.
 

Propaganda

Nesta semana, o Partido Social Democrático (PSD), Partido Verde (PV), o Partido Cidadania (Cidadania), o Patriota e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. Serão 30 inserções distribuídas na programação noturna das emissoras. Cada inserção tem duração máxima de 30 segundos. Hoje, serão veiculadas cinco inserções do PSD, uma do PV e quatro do Cidadania. Na quinta-feira, serão novamente cinco inserções do PSD e uma inserção do PV. Também haverá nesse dia uma inserção do MDB, uma do Patriota e duas do Cidadania. No sábado, serão exibidas cinco inserções do PSD, quatro do MDB e uma do Patriota.
 

Debates

O projeto que regulamenta o homeschooling (ou ensino domiciliar) no Brasil será tema de um ciclo de debates no Senado. O relator do  PL 1.338/2022, senador Flávio Arns (Podemos-PR), quer ouvir todos os setores envolvidos antes de apresentar o parecer para votação. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez um apelo para que o foco continue sendo uma educação pública de qualidade, e não a criação de ilhas de excepcionalidade que atendem apenas poucos brasileiros. As datas dos debates serão definidas pela comissão.
 

Pesquisa

Está prevista para essa semana a divulgação de mais uma pesquisa Escutec sobre as eleições no Maranhão, contratada pelo Grupo Mirante de Comunicação. A pesquisa foi registrado no último dia 10 e ouvirá dois mil eleitores. O levantamento começou dia 11 e vai até quinta-feira, 16. 
Link
Leia Também »
Comentários »