MENU

14/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 14/06/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Decisão

Em mais uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), volta ao cargo de vereador de Açailândia Cleones Matos de Oliveira (Kell). Ele estava afastado desde 12 de maio, após decisão do mesmo tribunal e do mesmo desembargador, que expediu Liminar favorável ao suplente de vereador Marcos Sirley (Sirley Mototáxi).  A decisão saiu nesta sexta-feira, 10.
 

Contra

Não é novidade que Açailândia a cada dia que passa nos surpreende com a política. Desta vez, um fato chamou atenção da população quando na sessão da última quinta-feira, sete vereadores votaram contra um projeto que solicitava do Governo do Estado mais de 80 km de asfalto para a cidade. Os vereadores são: Erivelton Trindade, Thais (blogueira), Fânio (Lava Jato), Adjakson, Denis, Odacy e Demazinho. O projeto era do vereador Marcelo Oliveira. Inveja, ou não querem o benefício para a cidade?
 

Protocolado

Protocolados nesta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores, projetos de lei para reajuste salarial dos profissionais vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores de Saúde da Região Tocantina e aos sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. O projeto de lei contempla as minutas discutidas com os sindicatos e vai ser submetido à apreciação do plenário nesta terça-feira, 14 de junho.
 

Benefícios

Reajuste salarial de 10%; Implementação da Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado do Maranhão (PECAPS) para os Agentes Comunitários. Cargos contemplados pelo acordo do SindSaúde que tenham duas matrículas, que antes recebiam apenas valor referente a um vale alimentação, agora receberam esse valor dobrado. Vale alimentação de todos os servidores efetivos da Prefeitura de Imperatriz foi reajustado para R$ 308,00, e já receberam o valor atualizado ontem (13).
 

Denúncia

O Ministério Público do Maranhão investigará duas condutas anti-eleitorais praticadas pelo deputado federal e pré-candidato à reeleição Josivaldo JP. Uma por abuso de poder econômico e outra por campanha extemporânea. Josivaldo JP tentou aplicar uma velha manobra no Ministério Público Eleitoral do Maranhão, porém, “o tiro saiu pela culatra”, pois ele foi denunciado no MP pelas condutas abusivas que desequilibram o jogo eleitoral.
 

Cooptar

O parlamentar, na tentativa de cooptar antecipadamente os votos dos eleitores na Região Tocantina, no mês de abril e maio, promoveu e propagou em 10 cidades do Maranhão (Bom Jesus das Selvas, João Lisboa, Amarante, Açailândia, Cidelândia, Balsas, Grajaú, Porto Franco, Estreito e Imperatriz) evento denominado de SOM DA ESPERANÇA, com a participação de cantores evangélicos nacionais.
 

Analista

Segundo o analista Dr. Peixoto Silva, “a legislação eleitoral não permite tais eventos por mais que sejam disfarçados de culto”. O artigo 39 da Lei Eleitoral diz que é proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.
 

Carreta

Segundo consta na denúncia ao Ministério Público, além das falas feitas durante o evento pelo pré-candidato e por políticos da região Tocantina, o parlamentar, usava uma carreta contendo um mega outdoor com sua imagem e ainda fazia distribuição de santinho desfaçado de marcador de página. É claro que, por enquanto, são denúncias e que ainda não são investigações ou sentenças.
 

Programação

Já estão à venda os passaportes para três shows na Expoimp e quem adquirir agora vai pagar com descontos e sem aglomeração para acessar o parque nos dias dos shows. A programação da Expoimp 2022 está variada. A Arena de Shows vai receber grandes nomes, com alguns dos maiores cantores brasileiros da atualidade. A programação foi pensada para todos os públicos imperatrizenses curtirem muito o evento... Então corra nos postos de venda e adquira seu passaporte.
Link
Leia Também »
Comentários »