MENU

11/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 11/06/2022 às 00h00min

O Cocô. A importância de sua observação!

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
Pergunte a quem é constipado, a quem tem o intestino preso, condição com mais frequência junto às mulheres, eternas constipadas, a ALEGRIA DE FAZER COCÔ! Leva a sensação de limpeza, melhora o humor, eleva até a autoestima.

Manter uma relação boa com seu intestino é certeza de uma boa digestão, certeza de bem-estar com a vida em seus altos e baixos, nosso ritmo circadiano. Para ter um melhor conhecimento sobre esses fatos consulte artigo aqui publicado sobre o eixo cérebro-intestino.

A evacuação normal é fundamental para nossas boas condições pisco- emocionais, pode perguntar as mulheres! Segundo elas melhora até a pele!

Existe um tabu muito grande em olhar as fezes após a evacuação, algumas pessoas relatam nunca em sua vida terem observado seu cujo, por nojo, pudor ou por não saber a importância dessa observação para a saúde.

Fezes, urina e suor são as vias de eliminação de nossas toxinas, é a forma que nosso organismo tem de eliminar toxinas que podem ser nocivas a nossa saúde, observar o padrão de nossas excretas ajuda a identificar distúrbios que podem resultar em doenças graves.

Quando essas vias não funcionam o processo de destoxificação, o detox, não funciona, levando a acúmulo de toxinas com liberação de agentes inflamatórios, estresse oxidativo, intoxicação e sobrecarga em importantes órgãos como fígado e rins.

Não existe saúde quando o intestino não está saudável.

Coloração, cheiro e formato das fezes são as características mais importantes a serem observadas para identificar possíveis alterações no funcionamento intestinal

Falo agora de características das fezes.

A coloração marrom é a cor normal, fezes marrons escura, pretas ou em “borra de café” podem indicar sangramento digestivo, e óbvio, avermelhada e com sangue vermelho vivo sangramento ativo, principalmente em canal anal, geralmente oriundo de hemorroidas.

Fezes esbranquiçadas como “massa e vidraceiro” indica problema no fígado geralmente.

Odor muito forte pode indicar “disbiose” que é um desequilíbrio nas bactérias intestinais, fermentação excessiva, mastigação insuficiente, muito açúcar excesso de bebida alcoólica ou supercrescimento bacteriano no intestino delgado,

A produção de excesso de gazes com borborigmos (barulho na barriga) por flora metanogênica, produção do gás metano.

Usamos um instrumento chamado de escala de Bristol que pelo aspecto das fezes nos direcionam a determinados fatos. São sete tipos:

Tipo 1 – fezes duras e separadas, como amendoim ou “cocô de cabrito” constipação severa Indicado aumentar fibras na dieta.

Tipo 2 – forma de salsicha, segmentada em caroços, constipação leve, aumentar fibras e hidratação.

Tipo 3 – forma de salsicha com fissuras na superfície, evacuação normal com leve desconforto

Tipo 4 - forma de salsicha ou banana, lisa e mole, evacuação normal

Tipo 5 - pedaços moles, mas com contornos nítidos, trânsito intestinal mais rápido, cuidado com carnes, frituras e gorduras.

Tipo 6 - pedaço mole sem forma nítida indica diarreia por intolerância alimentar ou irritação de mucosa, disbiose.

Tipo 7 – fezes líquidas, sem pedaços, provável infecção intestinal.

 
Logo, fezes tipo 1 e 2 ajuste o consumo de água e fibras, tipo 3 e 4 saúde intestinal em dia, tipo 5 e 6 cuidado com alimentos alérgenos como leite, gorduras, álcool, alimentos industrializados, tipo 7 procure seu médico.

Isso no adulto, na criança vai desde o nascimento, o primeiro cocô ou mecônio até a época do desfralde deve também ser observado o número de evacuações e o aspecto das fezes.

E estou com sangue no cocô, fezes pretas podem ser por sangue digerido o uso de água oxigenada produzindo a espuma ajuda a ter a certeza. Sangue no cocô importância pesquisar o câncer colo retal, o terceiro mais frequente no Brasil.

Na próxima semana falaremos sobre o suor. Bom final de semana a todos.
Link
Leia Também »
Comentários »