MENU

11/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 11/06/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Pesquisas

Até esta quinta-feira (9), o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabiliza 660 pesquisas eleitorais relativas às Eleições Gerais de 2022. Desse total, mais de 170 se referem aos cargos de presidente da República. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deverá conter as seguintes informações: quem contratou a pesquisa e quem pagou, com os respectivos números no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); valor e origem dos recursos; metodologia usada; e período de realização do levantamento.  Outros dados necessários são o plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, assim como o questionário completo aplicado ou a ser aplicado, o nível de confiança, a margem de erro da pesquisa e o nome do estatístico responsável. Tal registro, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação dos respectivos resultados, já que a Justiça Eleitoral não exerce qualquer controle prévio sobre essa etapa, tampouco gerencia ou cuida da publicação dos levantamentos. Assim, a divulgação do resultado, bem como a metodologia utilizada e outras informações sobre a pesquisa são de total responsabilidade da empresa que a realiza.
 

Escola Militar

O Município de Imperatriz inscreveu uma escola no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e teve a solicitação aceita. A unidade educacional é a Professor José Queiroz, atrás do ICRIM. Para implantar e dirigir a escola foi indicado o Capitão de Corveta Manoel Ribeiro Neto, um imperatrizense que está na Marinha desde 1982. A Marinha, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, baixou portaria e Manoel chegou nesta sexta-feira. Ele estava no Rio de Janeiro.  Segunda-feira terá uma reunião com o prefeito Assis Ramos. Serão 12 militares das Forças Armadas. 
 

Olha aí!

Foi prorrogado o afastamento do governador Carlos Brandão, no período de 11 a 20 de junho. Ele ainda se encontra em São Paulo, recuperando-se de uma cirurgia feita no dia 22 de maio. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), oficializou ao governador interino, desembargador Paulo Velten, e à Mesa Diretora da AL, a sua “escusa temporária” ao chamado para assumir o comando do Poder Executivo por “justa causa legítima” consistente no impedimento legal. Assumindo, ele se tornaria inelegível, conforme previsto no § 6º do art. 14 da Constituição Federal. 
 

Definição

Na próxima segunda-feira, 13, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSDB), anunciará a sua decisão sobre apoio para o Governo do Maranhão. Por ser bolsonarista e ter desavença com o ex-governador Flávio Dino, dificilmente ela optará pelo nome do governador Carlos Brandão (PSB).
 

Devolução

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto do Senado (PL 1.280/2022) que estabelece regras para a devolução ao consumidor dos tributos recolhidos a mais pelas empresas de distribuição de energia elétrica. O ressarcimento deverá ser feito por meio de créditos na tarifa de energia. O texto aguarda sanção presidencial. 
 

Caso suspeito

Foi registrado o primeiro caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco) no Maranhão. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão (CIEVS/MA) recebeu notificação do CIEVS de São Luís sobre  um possível caso na capital. O paciente é um homem de 30 anos, que deu entrada na Unidade Mista do Bacanga no dia 8 de junho, com sintomas de febre, calafrio, dor de cabeça, ardor nos olhos, dor nas costas e lesões por todo o corpo com coceira. O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão iniciou a análise das amostras do paciente.
Link
Leia Também »
Comentários »