MENU

08/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 08/06/2022 às 00h00min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.

GB Edições

Garrafa térmica

Faça uma limpeza completa em sua garrafa térmica a cada 15 dias. Para cada litro de água fervente, misture 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e deixe dentro da garrafa por cerca de 12 horas. Após, lave bem em água corrente. 

Reaproveitando tudo

Sobrou carne moída refogada ou frango assado: Reaproveite tudo numa torta. Você vai precisar de 2 copos de farinha de trigo, 2 ovos inteiros, 1 cebola média, 1 tomate grande, cheiro verde, sal e pimenta a gosto, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Numa tigela, misture todos os ingredientes e junte a sua sobra. Misture bem e leve ao forno em fôrma untada. Asse até ficar douradinho. Se precisar, junte um pouquinho de leite à massa para dar liga. 

Tábuas de carne

Prefira sempre as de plástico ou de vidro, sendo que as de vidro são as melhores, pois não acumulam restos de alimentos e sua superfície sempre lisa possibilita a melhor higienização. 

Café

Não deixe o café perto de produtos químicos, ou que tenham odor forte, pois eles podem "passar" para o pó. 

Bebidas

Use água filtrada ou mineral para preparar café, sucos e bebidas, pois o cloro da água pode alterar o sabor. 

Bem limpo

Num balde, misture um litro de água morna e meia xícara (chá) de sal, meia xícara (chá) de amônia e meia xícara (chá) de vinagre. Misture bem e aplique nas superfícies atacadas pelo mofo. Espere agir e depois retire com água limpa.  

Plantas para sua casa

Se você não tem tempo para cuidar delas, saiba que existem espécies que são próprias para interiores e que necessitam de poucos cuidados. Informe-se direitinho e vai ver que o verde dentro de casa levanta o astral! 

Copos grudados

Quando um copo estiver firmemente preso no outro, não tente separá-los usando força, faça o seguinte: encha o copo de cima com água fria e mergulhe o copo de baixo em água quente, eles soltarão facilmente. 

Sem manchas

A água mancha os móveis de madeira. Para remover tais manchas, esfregue o local com um pano macio e uma pasta feita de sal e óleo de cozinha. 

Batatas fritas

Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar; elas ficarão secas e macias. 

Bolo congelado

Se ao descongelar o bolo ele estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo, o bolo soltará perfeitamente o fundo. 

Revitalizando os vegetais

Se os vegetais perderem seu frescor e estão feios, tire as pontas escuras, salpique água fria, embrulhe numa toalha e leve ao refrigerador, por mais ou menos 1 hora. 

Feijão queimado

Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira com casca, lavada. Leve novamente ao fogo e ele perderá o gosto de queimado. 

Eliminando odores na geladeira

Para eliminar o odor forte da geladeira, pode-se optar por colocar pedaços de carvão ou algodão embebidos com essência de baunilha dentro da geladeira. 

Frango frito

Quando empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora, pois assim a farinha adere melhor ao frango na hora de fritar. 

Jogando o que não te serve

Você recebe quilos de correspondência inútil? Jornais que já leu? Embalagens demais? Jogue tudo fora diariamente. Isso evita acúmulos de objetos e pó por cima deles. Em tempo, ao invés de colocar no lixo comum, encaminhe para a reciclagem. 

Revistas velhas

Se você é assinante de revistas, jogue a edição anterior quando a nova chegar. Caso você faça coleções, certifique-se de dispor de um lugar próprio para elas caso contrário, reconsidere a coleção! De novo, não se esqueça: se não lhe for útil, encaminhe para a reciclagem.
Link
Leia Também »
Comentários »