MENU

04/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h00min

O OLHAR DO PÁSSARO SOBRE O GALHO

CLEMENTE VIEGAS

CLEMENTE VIEGAS

O Doutor CLEMENTE VIEGAS é advogado, jornalista, cronista e... interpreta e questiona o social.

 
(Tenho 46 textos inéditos, prontos, para o rádio. Parte maior deles, senão todos,  podem ser adaptados ou, simplesmente, aplicar um CONTROL  C, CONTROL V e enviar para estes... CAMINHOS. Quer dizer: “tem bala na agulha”! Como se não bastasse, tenho centenas de outros artigos – uns tantos publicados e outros esquecidos que posso lançar mão sem o menor esforço e sem medo de ser feliz. Ainda assim, vamos nesta:

Recebi esta semana, um vídeo  da TV Senado, que imagino já tenha uns dois anos, à cena e verbo próprio do ex-Senador Jorge Viana, do Acre. Achei-o interessante e, ainda que tardiamente, resolvi publicá-lo, dando-lhe a pontuação à minha interpretação.
********************
Eu tenho aqui nas minhas mãos os gastos que o nosso país tem do PIB com o poder judiciário. Estimação de quanto o PIB é 1.3 % é gasto com o Poder Judiciário. E todo o mundo acha isso muito natural. Mas sabe quanto outros países gastam? Vou ler alguns poucos : Alemanha 0,2 %; Portugal 0,2%; Chile 0,2%; Colômbia 0.7; Itália 0.17%, Estados Unidos 0,10%.

Eu ouvi de um Ministro do Supremo, outro dia, Presidente do Supremo, Ex-Presidente do TSE, ele disse: Foi criado o Conselho Nacional de Justiça para ter SESSENTA FUNCIONÁRIOS. Tem 1.300, atualmente. Certamente com os maiores salários deste país, acima o teto. Estamos na marcha da insensatez e todo o mundo bate palmas.  Qual é o estímulo que nós damos para quem quer entrar numa faculdade? FAZER DIREITO!

Todo o carinho e respeito ao advogado. O advogado vive de problemas. Dos outros. Só vive de problema. Tem que ter problema. Então nós estamos fazendo escolhas; escolhas perigosas. E todo o mundo nesse marasmo que entramos. Na sociedade. E todo o mundo está achando que está tudo certinho. Agora vai ficar bom. (E reflete); Agora vai ficando péssimo...

Nós tínhamos uma PETROBRAS que valia 15 bilhões de dólares, quando LULA assumiu. Ninguém tem coragem de falar isso. Ela passou para o valor de mercado em trezentos e cinqüenta biii-lhões de dólares. Aí entraram lá uns gatunos, roubando. Em vez de prender os gatunos, prenderam a empresa. Estão vendendo destruindo a empresa. (E opina): Não se pode fazer isso, está errado. Nós não vamos a lugar nenhum gastando 1,3% do PIB nosso com o judiciário. (Negrito nosso)
*****************
NO PAÍS DAS MARAVILHAS – I
(Um curso de amizade/s)

Eu lia dia desses uma matéria num portal jurídico que dizia entre outras coisas que  “o advogado há  que ter bom relacionamento com os juízes” pois isso facilita a sua vida e dos seus clientes. O autor escrevia isso do alto de sua experiência, da sua doutrina e de suas convicções.  

Não resta dúvida de que a cidadania exige que sejamos cordiais e atenciosos e respeitosos e solícitos para com o nosso próximo – grandes ou pequenos. Isso é básico, primário até.   Mas... mas... por aquela primeira premissa da “sabedoria e orientação jurídica” nem precisava fazer um curso de direito, tampouco outras provas que as provas exigem. Bastava fazer um “curso de amizade, de política de boa vizinhança” com Juízes e outros mais. No País das Maravilhas a corrupção busca uma saída à qualquer saída!

NO PAÍS DA MARAVILHAS – II
(um juiz não pode ser avalista)

No país das maravilhas havia um homem que todos sabiam que era um GRILEIRO e PISTOLÃO PROFISSIONAL. Certo dia, manhã de sol, ele chegou na cada dura com uma promissória na mão, adentrou a sala da audiência judicial, com todo o mundo ali presente e esticou a cártula ao Juiz. Assim, na lata: “Quero que o senhor me avalize essa promissória.” O juiz duro, fechado (fechado e difícil a quantos queria), respondeu em riste: “um juiz não pode ser avalista”. E o GRILEIRO tal como entrou, se foi. O mundo eu voltas, tantas voltas e nos mais tarde, essa dita cuja promissória foi encontrada num processo judicial, avalizada por quem? Por quem???

* Viegas é o olhar do pássaro sobre o galho
Link
Leia Também »
Comentários »