MENU

04/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h00min

O XIXI – VIGIE O SEU !

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

 
O xixi é o produto final da excreção renal, ou seja, a urina, palavra de origem onomatopaica!
 
Complicou né? Onomatopaica é uma palavra, substantivo que tenta reproduzir um som natural, feche os olhos e imagine você urinando, qual é o som? Xiiiiiiiii, logo virou XIXI, fácil né.

Vamos agora falar do xixi e de sua importância e de algumas doenças que podemos diagnosticar em sua observação.

Urina é um subproduto liquido de nosso corpo, tipicamente estéril na ausência de doenças, secretada pelos rins, depositada na bexiga e eliminada pela uretra, é um fluido excretório resultante da filtragem do sangue pelos rins.

Importante você saber e responder a pergunta, “Como está seu xixi? ”  

Nós podemos ficar até cerca de 20 dias sem comer, mas não conseguimos viver mais do que três dias sem água, então antes de para apendermos sobre o xixi temos que falar um pouco da importância da água parta o nosso corpo.

A água garante a homeostase, ou seja, mesmo em condições adversas a água serve para manter o equilíbrio e funcionamento de nosso organismo garantindo o transporte de metabólitos, os nutrientes e eliminação dos catabólitos através de nossas excreções.

A água regula nossa temperatura, é onde ocorrem as reações químicas da vida, faz parte da composição global de nosso organismo, 70 % de nós é água.

A produção nossa de xixi diariamente é alguma coisa em torno de 1000 a 2000ml, a urina é formada por 95 % de água e os restantes 5% com alguma coisa em torno de 3 a 5 mil componentes resultantes de metabolismo proteico e íons constituídos principalmente de sódio, potássio, cloro e a creatinina.

Super importante durante uma consulta médica o questionamento sobre a cor, quantidade, odor, aspecto e frequência urinária do paciente a nossa frente, não necessitamos mais de provar a urina como antigamente, muito antigamente se fazia.

Também nos antigos compêndios médicos a clássica pergunta, “está dando formiga no vaso sanitário ou onde você costuma urinar? ” Verdade mesmo, antigamente se fazia isso, por quê? Diabetes!

Vamos falar alguma coisa sobre os aspectos da urina e o que pode significar, já que começamos com o diabetes, ocorre um aumento na produção da urina, a glicose é um diurético osmótico causa formação de espuma na urina.  

Sobre a frequência urinária, no homem com problemas na próstata ocorre o aumento da frequência urinária, principalmente noturna, a perda de força do jato urinário e o resíduo pós-miccional, ficar pingando a urina. Na mulher, que tem a uretra mais curta e é mais suscetível as infecções urinárias, pode ocorrer um aumento na frequência com urina em jatos curtos e dolorosa que chamamos de polaciúria.  

E a cor da urina, a cor normal é amarelo palha, a variação no tom vem de acordo com a quantidade de água que tomamos durante o dia, ficando com o tom amarelo mais forte quando tomamos pouca água.

Vamos falar sobre a cor da urina e algumas de suas causas, urina amarelo escura ou chegando a acastanhado ou até mesmo cor de coca cola ou mate, principalmente nas hepatites devido a presença de um pigmento chamado de bilirrubina que deixa o olho amarelo e a pele também. Dois antibióticos também fazem isso a nitrofurantoína e o metronidazol (flagyl).

A urina laranja pela presença de pigmento chamado de carotenoide, o da cenoura, presente também na beterraba e na amora, z vitamina B  2 e o pyridium antisséptico urinário.

Roxa, infecção por algumas bactérias como pseudômonas e Klebssiella, mas também no metabolismo do triptofano um aminoácido presente em peixes, nozes queijo tofu (japonês).

Verde algumas infecções, corante como azul de metileno (usada muito aqui no tratamento da malária), medicamentos como amitriptilina.

Vermelho a hematúria – sangue – sinal de alarme!

E recentemente, na Amazônia a doença da urina preta – veja artigo aqui já publicado.
Link
Leia Também »
Comentários »