MENU

01/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 01/06/2022 às 00h00min

Coluna do Lima Rodrigues

 
Agronegócio

57° Encontro Ruralista reúne lideranças sindicais rurais do Estado do Pará
 
Os números de produção do agronegócio no Estado do Pará crescem significativamente com destaque em diversas cadeias produtivas como cacau, pimenta do reino, açaí e soja. Esses assuntos são tratados continuamente com propostas de ações para fomentar o setor, tendo como proposta o Encontro Ruralista que reúne, semestralmente, lideranças sindicais rurais de todo o Estado. Em sua 57° edição, o tema “Agro Mais Perto” está sendo tratado no evento promovido pelo Sistema Faepa/Senar/Fundepec/ Sindicatos, desde ontem (31) e termina hoje, 1° de junho, na sede do Palácio da Agricultura. A programação contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, nesta quarta-feira. Na oportunidade, ele assinará termo de convênio em favor do agronegócio.

Primeiro dia

No primeiro dia de evento, na terça-feira, a abertura foi presidida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier, quando foi efetivada a instalação da Assembleia do Conselho de Representatividade da Faepa.

O encontro seguiu com participação da Comissão das Mulheres em Campo do Estado do Pará, integrada por Cristina Malcher, Darlene Pantoja, Márcia Centeno e Maxiely Bergamin. A coordenadora da Comissão das Mulheres da FAEP, Lisiane Rocha, começou a programação de palestras falando sobre a experiência do Paraná no “Programa Mulheres em Campo”.

No início da tarde, a especialista em Agronegócio, Andrea Cordeiro, explanou sobre o tema “Mulheres como Protagonista da Gestão e Desenvolvimento do Agro”. Na sequência, Ribamar Sizo, diretor da Faepa, explicará sobre “Crédito Rural”, com a apresentação do Decreto Federal Nº 11.064, de 06/05/2022 – Renegociação de Dívida junto aos Fundos Constitucionais.

A programação do primeiro dia teve ainda os temas sobre “Sistemas de Rastreabilidade”, que serão explicados pelo Diretor Comercial da ALLFEX BRASIL e por Geraldo Coelho, CEO do Startup Global ID Code S/A. E o tema sobre retirada da vacina contra Febre Aftosa, será explicado pela auditora Fiscal da Agropecuária SFA-PA/MAPA, Katherine Fragoso.

O evento da terça-feira terminou com a palestra da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Maxiely Scaramussa  Bergamin, que falou sobre Crédito de Carbono,  Preservação da Floresta e Rentabilidade para o Produtor.

Segundo dia

Nesta quarta-feira, 2°, segundo dia de evento, haverá palestra sobre o Projeto de Portos na Área Portuária e o Projeto da Criação do Distrito Industrial de Santarém, a ser explicado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém - ACES, José Ramos. Na sequência, o tema Conceito Operacional e Principais Produtos do CENSIPAM terá como palestrante o capitão de Mar e Guerra, Márcio Eduardo, que atua como gerente Regional do CENSIPAM.

No final da manhã será tratado as ações do Senar como a Escola Indústria de Chocolate Senar, Capacitação e Formação Profissional para o Agro, Assistência Técnica Gerencial (AteG) e Promoção Social.

Papel das mulheres como líderes na coordenação das cadeias do agro é tema central do CNMA 2022

A 7ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agro - CNMA tem como tema “Coordenação das cadeias produtivas no agronegócio, a década decisiva!”, a ser realizada nos dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Entre os assuntos que serão discutidos terá destaque o papel da mulher como líder consciente da necessidade de diálogo entre os elos da cadeia produtiva.

Segundo o professor e sócio-diretor da Biomarketing José Luiz Tejon, curador de conteúdo do CNMA, o tema nasce da necessidade fundamental de que o agronegócio seja compreendido como uma governança das cadeias. “É preciso reunir os setores que estão antes da propriedade rural, que são os insumos, a tecnologia, a mecanização; os serviços para a produção agropecuária; o que está da porteira para dentro, que é o trabalho do produtor rural e o que vem depois dela e envolve a agroindústria, os supermercados, a logística e o transporte”.

Nesse sentido, Tejon reforça a necessidade de um trabalho de coordenação das cadeias para que agronegócio possa seguir crescendo e fortalecendo sua importância para o mundo. “Quando existe a coordenação dessas cadeias e o diálogo entre elas, a vida é melhor para todo mundo. Portanto, a proposta do Congresso é que as mulheres atuem cada vez mais como líderes conscientes da necessidade de integrar e coordenar esses elos fundamentais da cadeia do agronegócio: o antes da porteira, o dentro e o pós-porteira”, comenta.

Para ele, essa é uma missão de grande importância para as mulheres do agronegócio, que têm revelado ao longo dos anos características muito positivas de empatia, intuição, preocupação ambiental, consciência de sucessão, valorização de recursos humanos e uma competência muito grande para a comunicação, fundamental para essa coordenação.

Grande encontro das mulheres do agro

Em sua 7ª edição, o CNMA 2022 volta a ser palco do maior encontro entre as mulheres do setor, após dois anos em formato online. “Estamos preparando para esse ano um Congresso ainda mais especial, com temas de relevância para o atual cenário da mulher do setor, que hoje já assumiu seu papel de protagonista e busca cada vez mais capacitação para assumir o papel de liderança e de decisão dentro e fora da porteira”, declara a Show Manager do evento Carolina Gama.

As inscrições do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio já estão abertas. Acesse o site https://www.mulheresdoagro.com.br/.

ABMRA apresenta campanha “O Agro é grande e com marketing fica ainda maior”, em busca de fortalecer união entre o agro e a comunicação

 A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) lança campanha institucional com importantes mensagens, ajudando a valorizar a imagem do Agro como um setor pujante e mostrando o quão importante é a produção de alimentos, energia e fibras para a vida das pessoas e para o Brasil. A campanha, com criação da Agência Solis, leva a assinatura “O Agro é grande e com marketing fica ainda maior”, destacando o fato de que o marketing torna o setor ainda mais próspero para empresas e profissionais, além da necessidade do mix de comunicação para atingir os diferentes públicos. Uma das principais mensagens é como o Agro impulsiona os negócios em diversos segmentos da economia e, para aproveitar as oportunidades que o setor oferece, é preciso ter conhecimento.

 As peças da campanha objetivam reforçar que a ABMRA oferece inteligência, informações e ferramentas para que os profissionais de marketing e comunicação construam estratégias de sucesso.  (Texto Comunicação – SP).
 
Show Agro Coopernorte

A Show Agro Coopernorte, uma das maiores feiras tecnológicas da região norte, realizada em Paragominas (PA), de 25 a 28 de maio, movimentou quase R$ 1 bilhão em negócios.

  A informação foi dada pelo presidente Coopernorte Agroindustrial, Bazilio Carloto, acrescentando que a feira contou com 144 expositores e recebeu 26 mil 512 visitantes.

Um dos destaques da feira foi o estande da Nativa Carbono, que tem entre seus sócios a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Paragominas, Maxiely Scaramussa Bergamin.

A presidente Maxiely fez palestra sobre Crédito de Carbono,  Preservação da Floresta e Rentabilidade para o Produtor.

Roberto Rodrigues

O ex-ministro, engenheiro agrônomo e professor Roberto Rodrigues fez palestra hoje no encerramento da 5ª Show Agro Coopernorte, em Paragominas (PA), que teve início na quarta-feira, dia 25 de maio e terminou no sábado, dia 28.

Ele falou sobre “Cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio” e depois respondeu perguntas formuladas pelos produtores rurais.
Roberto Rodrigues afirmou que “o Brasil está se preparando para ser o grande celeiro mundial de alimentos e que o cooperativismo colabora para este crescimento”.

Apoio

A cobertura da Show Agro Corperonorte teve o apoio da Nativa Carbono, a quem agradeço na  pessoa da empresária Maxiely Scaramussa Bergamin.
Link
Leia Também »
Comentários »