MENU

01/06/2022 às 00h00min - Atualizada em 01/06/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

 

Agenda

 O ex-secretário de Estado (Relações Institucionais e Região Tocantina), Pastor Luiz Carlos Porto, hoje como pré-candidato a deputado estadual cumpre religiosamente agenda de trabalho e de encontros visando fortalecer ainda mais sua pré-candidatura que já ganha enorme espaço tanto a nível de Imperatriz, quando de Estado. 
 

Conhecido

O que proporcionou Pastor Porto a se tornar conhecido e respeitado, foi o fato de ser eleito vice-governador do saudoso Jackson Lago, bem como vice-prefeito de Sebastião Madeira, que hoje se destaca como secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Tanto cumprindo sua função de governador, Porto visitou os 217 municípios maranhenses, onde tem amigos, irmãos evangélicos e católicos, e, consequentemente votos.
 

Viajou

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), deixou o Maranhão para não correr o risco de assumir o comando do Estado em caso de licença do governador Carlos Brandão (PSB), que está em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia na semana passada. O socialista pode ser obrigado a tirar uma licença médica para continuar a recuperação, já que o período de 15 dias que ele pode passar afastado do governo expira na quarta-feira (1º).
 

Licenciar

Se Brandão for mesmo obrigado a se licenciar, Othelino assumiria o cargo automaticamente – a menos que estivesse também licenciado do cargo de presidente da Assembleia, ou fora do estado. Como ele ficaria inelegível se isso ocorresse, o parlamentar ele preferiu deixar o Maranhão. Nesse caso, se ocorrer mesmo a licença de Brandão, quem assume o governo é o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten.
 

Vice

O presidente estadual do PL, deputado federal Josimar de Maranhãozinho, anunciou na noite desta segunda-feira (30), o nome do deputado estadual Hélio Soares, para compor como vice na chapa do senador e pré-candidato ao governo, Weverton Rocha (PDT).
 

Inflamar

“Entre todas as ações de apoio que estamos realizando, a Globo, ao invés de informar, escolhe inflamar as pessoas contra nós, se alimentando de mais uma tragédia para fazer política. E não ache que estão pensando nelas, o que querem é a volta das gordas verbas de publicidade”. Do presidente Bolsonaro.
 

DNER

Os trabalhos estão avançados em tornar do município o Campo do DNER, em uma doação da União ou uma permuta com o município. É mais uma luta do prefeito Assis Ramos, do ex-vereador Fidelis Uchoa, do deputado federal Cleber Verde e do senador Roberto Rocha, sem esquecer que o  saudoso Sálvio Dino foi quem iniciou esta luta.
 

Agressiva

Este ano a campanha eleitoral promete ser ainda mais agressiva, principalmente no âmbito presidencial, onde a polarização entre Lula e Bolsonaro deve dá o tom a embates calorosos. São dois personagens que, ao longo de suas carreiras, se cruzaram em situações que os transformaram em desafetos pessoais, muito além da disputa política. Os confrontos já começaram e promete alta tensão, principalmente quando a campanha de fato, começar.
 

Juros

Se um cidadão fizer um empréstimo bancário de 100 reais e não conseguir pagá-lo, em 5 anos ele deverá mais de 13 milhões de reais. A cifra milionária resulta dos juros abusivos cobrados pelos bancos no Brasil. A simulação serve para demonstrar a necessidade de um projeto de lei para limitar certas taxas bancárias no País. O apelo em torno dessa causa foi levantado pelo Movimento Basta de Abuso, que lançou uma campanha na internet para engajar a sociedade no “grito de basta”.
Link
Leia Também »
Comentários »