MENU

31/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 31/05/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Luto

Morreu na madrugada de domingo (29/05), em São Luís, o Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Maranhão, Cel, Bastos. As causas da morte não foram informadas. Coronel Bastos foi comandante do 3° BPM e comandante geral de 1995 a 2000. Deixou relevantes serviços prestados. A PM emitiu nota de pesar pela morte do oficial.
 

ABCOP 

Após o encerramento do 15 Congresso de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, diretores da Abcop Consultores Políticos Brasileiros se reuniram em Assembleia Geral para aprovar o novo Estatuto e eleger os membros do Conselho Deliberativo e este, eleger os novos diretores: Diretor Administrativo Paulo Taques, Diretor Tesoureiro Caio Manhanelli e, Diretor Tesoureiro Suplente Carlos Sérgio Monteiro. 
 

Regionais

Em agosto o Conselho Deliberativo volta a se reunir para eleger os novos diretores regionais dos estados e analisar as propostas apresentadas pelos membros da ABCOP, como a instituição do prêmio Carlos Manhanelli, criação das comissões temáticas, representação da ABCOP em Brasília e Belo Horizonte e a realização de congressos regionais, este de minha autoria, dentre outras. Em fala, disse que a responsabilidade de todos nós conselheiros e membros é grande, no sentido de manter viva a memória e os legados de Carlos Manhanelli.
 

Feriado

Em 19/05/2021 foi aprovado em única discussão na ordem do dia, o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2021, de autoria do vereador Carlos Hermes (PCdoB), que “estabelece como feriado municipal religioso a quinta-feira de Corpus Christi”, que todos os anos chama a atenção do Brasil, por celebrar uma das maiores solenidades do tipo no mundo com a participação de mais de 30 mil fiéis. Após aprovação foi sancionada pelo Executivo criando a Lei nº 1.867-2021.
 

Data

A pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (26) sobre a eleição presidencial traz algumas curiosidades sobre as entrevistas aplicadas no Maranhão.
 

Menos

Segundo o instituto, foram ouvidas no estado 79 pessoas, e o que chama atenção é o fato de o maior colégio eleitoral maranhense, São Luís, ter menos entrevistados do que municípios do interior, com população bem inferior.
 

Imperatriz

Outra curiosidade: nenhuma entrevista foi aplicada no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, Imperatriz, tampouco em outros municípios da região tocantina, onde a rejeição ao ex-presidente Lula é mais acentuada.
 

Números

De acordo com os dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram ouvidas 14 pessoas em Barão do Grajaú, 14 em Nova Olinda do Maranhão, 11 em Raposa, 14 em Santo Antônio dos Lopes, 12 em São Luís e 14 em Viana. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022. Feita por encomenda para vender o candidato?
Link
Leia Também »
Comentários »