MENU

25/05/2022 às 19h47min - Atualizada em 25/05/2022 às 19h47min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Aprovado

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, o primeiro pedido de constituição de uma federação partidária após a criação do instituto pela Reforma Eleitoral de 2021. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV) integram a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). A partir de agora, durante os quatro anos da próxima legislatura (2023-2026), as agremiações atuarão em conjunto como um único ente partidário. Segundo o relator do processo, ministro Sérgio Banhos, toda a documentação exigida pela legislação foi apresentada. O ministro Alexandre de Moraes sugeriu a mudança no artigo 22, inciso 4º, do estatuto da FE Brasil, no que se refere às deliberações da convenção partidária conjunta. “A Federação deve homologar o resultado da convenção, mas excepcionalmente existem possibilidades de não homologação”, destacou, propondo a retirada do termo “obrigatoriamente” do dispositivo. Ao votar, o ministro Carlos Horbach, ressaltou que o julgamento na Corte é histórico. “A formulação da primeira federação de partidos abre espaço para outras que já se encontram em fase de constituição e tramitam neste Tribunal se efetivem”, destacou. Com a integração, os partidos deverão ter atuação conjunta em âmbito nacional, no mínimo, pelos próximos quatro anos. Dia 31 de maio é a data final para que as federações partidárias que pretendam participar das eleições de outubro obtenham o registro do estatuto no TSE.
 

E…

A federalização envolvendo PCdoB-PV-PT unirá no Maranhão políticos que até pouco tempo eram ferrenhos adversários. Exemplo, o deputado comunista Márcio Jerry, um algoz da família Sarney. Agora, terá no mesmo barco o deputado estadual Adriano Sarney (PV), filho do ex-deputado Sarney Filho e, claro, neto do ex-presidente José Sarney. A política é dinâmica, e nada como um dia após o outro, como já diziam os mais velhos…
 

Inevitável 

“Nós temos divergências. Lá está dividido. Lá tem pré-candidatos que têm particularidades com o governo”. A afirmação é do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), ao admitir que não conseguirá levar todo seu grupo para apoiar a pré-candidatura a governador do senador Weverton Rocha (PDT). Josimar desistiu de disputar o governo nesta terça-feira, e pelo menos metade dos prefeitos que o apoiavam deve aderir à pré-candidatura do governador Carlos Brandão (PSB). 
 

Lançamento 

O ex-secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto (PSB), está percorrendo municípios da região para o lançamento da sua pré-candidatura a deputado federal. No próximo sábado, 28, acontecerá na cidade de Lajeano Novo, na casa da prefeita Ana Léa. 
 

Derrubar 

Líder da Bancada Feminina, a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) articula a derrubada do veto à homenagem à psiquiatra Nise da Silveira. O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei que inscreve o nome de Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, alegando que não é possível comprovar “a envergadura dos feitos” da médica. Para Eliziane Gama, a decisão é “absurda”. Nise é pioneira da terapia ocupacional e mudou os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, até então conduzidos em geral por meio de isolamento em hospícios.
 

Agenda

Representando o governador Carlos Brandão, ontem o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, juntamente com outros secretários, cumpriu agenda em Imperatriz e Governador Edison Lobão. Ele assinou ordens de serviço para a revitalização do ginásio esportivo da UEMASUL, revitalização de campo de futebol society/areninha Parque Imperial e fez reunião de alinhamento com todos os gestores da Região Tocantina. Em Edison Lobão, Madeira entregou a iluminação do Estádio José Custódio, no Povoado Bananal. 
Link
Leia Também »
Comentários »