MENU

25/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 25/05/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Enfrentamento

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu representantes do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O colegiado demonstrou o apoio das 70 entidades que o compõem no enfrentamento da desinformação e no desenvolvimento de ações que garantam a transparência e a segurança das Eleições Gerais de 2022. Fachin ressaltou que entidades e instituições que trabalhem dialogando com a Justiça Eleitoral e que estejam focadas no fortalecimento da democracia sempre terão as “portas abertas no Tribunal”. Ele destacou que “a sociedade precisa sentir confiança nos mecanismos que garantem a democracia. Dessa forma, estamos [o TSE] sempre à disposição para que movimentos sociais estejam presentes nas discussões e debates diversos propostos pela Justiça Eleitoral”. O representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da diretoria do MCCE, Melilo Dinis do Nascimento, destacou que o Movimento quer promover uma mobilização nacional para combater as fake news e ampliar a divulgação de dados fidedignos sobre o processo eleitoral. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto, visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.
 

Desistência 

Como estava previsto, na noite desta segunda-feira o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anunciou a sua desistência da pré-candidatura a governador e o apoio à pré-candidato Weverton Rocha (PDT). Josimar tinha o apoio de cerca de 50 prefeitos, mas certamente metade não o acompanhará na adesão a Weverton, preferindo apoiar a candidatura do governador Carlos Brandão. O mesmo deve acontecer em relação a partidos. O ex-deputado Marreca Junior, que comanda o Patriota, já adiantou que a legenda não vai fazer aliança com o PDT.
 

Em campo

A jornalista Sirlan Sousa está percorrendo municípios da região tocantina em sua pré-campanha a deputada federal. Ela trabalhou na TV Mirante de Imperatriz e atualmente reside em São Luís. Já foi candidata a deputada estadual (2010) e a vice-prefeita da capital, em 2016. Sirlan apoia o pré-candidato a governador Lahésio Bonfim (PSC).
 

“Palanque plural”

O senador Weverton Rocha vai tentar imitar o ex-governador Flávio Dino, que em 2014 dividiu o palanque com os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). O pré-candidato a governador deverá estar com Jair Bolsonaro (PL), Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT).
 

Lei derrubada 

O Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira, enviou ofício a todas as secretarias informando que o Tribunal de Justiça do Maranhão, por unanimidade, “deferiu a liminar que suspendeu os efeitos da Lei Estadual que instituiu o feriado de Corpus Christi no âmbito estadual, determinando, assim, que a data de 16/06/2022 não poderá ser considerada como feriado estadual”. A decisão do TJ foi comunicada à Casa Civil pela Procuradoria Geral de Justiça, por meio de ofício.
 

Olha aí!

Não foi de “graça” o apoio do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) ao senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador. Ontem começou a ser especulado em São Luís que Josimar deve indicar o nome para compor a chapa como vice. E o nome especulado é o da advogada Fabiana Vilar Rodrigues, sobrinha do deputado. Ela foi secretária de Agricultura no governo Flávio Dino (PSB). Tem 35 anos é e presidente do PL de São Luís.
Link
Leia Também »
Comentários »