MENU

20/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Federação 

A Assembleia Geral da Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL) elegeu sua primeira Comissão Executiva Nacional. De acordo com o critério de proporcionalidade definido no estatuto da Federação, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, coube ao PT indicar 12 membros da Executiva, ao PCdoB, três, e ao PV também três. Os presidentes dos três partidos são membros natos da Executiva. Também de acordo com a cláusula de rodízio estabelecida no estatuto, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, foi eleita presidenta da FE BRASIL pelo período de um ano. Luciana Santos, do PCdoB, foi eleita primeira-vice-presidenta e José Luíz Penna, do PV, foi eleito segundo-vice-presidente. A eleição da Comissão Executiva é mais uma etapa concluída, com êxito, na construção desse novo formato de convivência e unidade entre partidos políticos. Para os três partidos, a Federação “é uma contribuição importante para o grande movimento em torno da chapa Lula-Alckmin, única esperança de reconstrução do país, na defesa da democracia, do desenvolvimento sustentável e dos direitos do povo”.
 

Entenda - I

Pela primeira vez, as eleições brasileiras vão contar com a possibilidade de candidaturas apoiadas por federações partidárias. A união de partidos em federações foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021 com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação. Mas, afinal, o que são as federações partidárias e quais as principais diferenças em relação às coligações? Desde 2017, as coligações foram extintas nas eleições proporcionais. No entanto, a legislação continuou a permitir a união de partidos em torno de uma única candidatura nas eleições majoritárias (para os cargos presidente, senador, governador e prefeito). 
 

Entenda - II

Com a criação das federações, os partidos poderão se unir para apoiar qualquer cargo, desde que assim permaneçam durante todo o mandato a ser conquistado. Assim, a principal diferença é o caráter permanente das federações, uma vez que as alianças firmadas nas coligações valiam apenas até a eleição, podendo ser desfeitas logo em seguida.
 

Olha aí!

Uma ala do PT quer levar teses para serem discutidas no Encontro de Tática, dias 28 e 29 de maio, que vão contra os interesses do ex-governador Flávio Dino e seu grupo. As principais teses são: candidatura de Paulo Romão ao Senado; candidatura de Zé Inácio a vice-governador; e apoio a Weverton Rocha para o Governo. A cúpula do partido já decidiu aliança com o PSB, inclusive indicando Felipe Camarão como vice na chapa de Carlos Brandão.
 

Jogada

O senador Weverton Rocha (PDT) deve se licenciar do cargo por 120 dias a partir de junho, para se dedicar à sua campanha a governador. A sua cadeira no Senado será ocupada pelo primeiro suplente, o ex-prefeito Roberth Bringel, de Santa Inês. Ele é filiado ao União Brasil e tio do deputado federal Juscelino Filho. A licença de Weverton seria um gesto para conseguir o apoio do União Brasil.
 

 Federal

Assinada no Ministério da Infraestrutura a portaria que federaliza a estrada MA-006. Os trechos estão entre Balsas e Tasso Fragoso, equivalentes a cerca de 140 km. A solenidade de assinatura teve as presenças dos deputados federais do Maranhão Josivaldo PJ (PSD), Edilázio Júnior (PSD), Juscelino Filho (União) e Cléber Verde (Republicanos) e o senador Roberto Rocha (PTB).
Link
Leia Também »
Comentários »