MENU

19/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 19/05/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Irregularidades 

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez acompanhamento no âmbito da Fiscalização Contínua de Folhas de Pagamento, 7º Ciclo. O trabalho é realizado desde o exercício de 2015 e objetiva acompanhar a gestão das folhas de pagamento dos órgãos e entidades federais a partir de cruzamentos de bases de dados. O acompanhamento avaliou a atuação de 594 órgãos e entidades federais na apuração de indícios de irregularidades identificados em suas folhas de pagamento. Estão incluídos 273 Conselhos de Fiscalização Profissional, 104 Instituições Federais de Ensino, 64 unidades do Poder Judiciário, 45 Autarquias/Fundações, 35 Estatais não-Dependentes, 29 órgãos do Poder Executivo e 18 Estatais Dependentes, entre outros. Entre as principais irregularidades detectadas, destacaram-se: aposentado que mantém vínculo com empresa pública, acumulação irregular de cargos, inobservância do teto constitucional para pensionistas que possuem outro vínculo público, pensionista falecido com remuneração, acumulação ilegal de pensão militar com mais de um benefício ou vencimento e remuneração acima do teto.
 

Posse

Nesta quinta-feira, 19 de maio, a desembargadora Angela Maria Moraes Salazar e o desembargador José Luiz Oliveira de Almeida tomam posse como presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, respectivamente. Será às 16h, durante sessão solene. Também hoje, despede-se o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que tomou posse como membro efetivo em 19 de maio de 2020 e presidiu a Corte a partir de 1º de março de 2021.
 

Será?

Está sendo especulada a desistência do deputado Josimar do Maranhãozinho (PL) da disputa pelo comando do Palácio dos Leões. Nos próximos dias ele deve anunciar a desistência e o apoio à pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT). Josimar pode levar um grande número de lideranças para o grupo do pedetista, além de três partidos – PL, Avante e o Patriotas. Hoje ele tem apoio de pelo menos 50 prefeitos e 700 vereadores, um bom reforço para a campanha de Weverton.
 

Começou!

Coincidência ou não, em toda época de eleição sempre vem à tona a questão do dinheiro que os garimpeiros dizem ter para receber junto à Caixa Econômica Federal. Nos últimos três dias tem sido assunto dominante entre os garimpeiros e nas redes sociais, inclusive já com troca de farpas entre lideranças que se apresentam como representantes da classe. A renovação de carteira também não poderia ficar de fora, pois rende uma boa arrecadação para a Cooperativa. Pode ser que algum dia os garimpeiros recebam o dinheiro, mas por enquanto foi só enganação. É aguardar mais capítulos dessa interminável novela…
 

Cirurgia 

O governador Carlos Brandão (PSB) teve a necessidade ir a São Paulo para se submeter a uma pequena cirurgia e retirar um cisto no rim, identificado há uns 15 dias. Dada a simplicidade da cirurgia, ele não precisará tirar licença médica. Chegou a ser especulado que o presidente do TJ-MA assumiria o governo. Brandão deve passar uma semana em São Paulo. 
 

Acabar 

O senador Jorge Kajuru (Podemos-G) defende o fim da reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos. Sugere que o mandato deve aumentar de quatro para cinco anos. Ele apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição.
 

Números da pandemia

Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), no final da tarde de ontem, revela que não foi registrado nenhum novo caso de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.934 casos. Também não há nenhum leito de UTI ocupado e apenas um leito clínico. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas no estado.
Link
Leia Também »
Comentários »