MENU

18/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 18/05/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Caema

A polêmica envolvendo a prefeitura e o governo do estado por conta da Caema volta a ser pauta no meio político e nas redes sociais. O Executivo municipal insiste na ideia de romper o contrato com o estado e, consequentemente, privatizar a empresa. Vai ser uma queda-de-braço pesada, a ser decidida só mesmo em esfera judicial, porque o contrato está em plena vigência, indo até 2051. Portanto, ainda tem muito chão, e não seria fácil a quebra de um contrato desse. Além disso, para privatizar teria que passar pela Câmara de Vereadores, mas esse seria o de menos, porque hoje o prefeito tem apoio da maioria dos vereadores. Mas será se a população aceita a privatização? É verdade que a Caema tem as suas deficiências, e nas mãos da iniciativa privada melhoraria bastante. Mas em termos de bolso para o consumidor, seria vantagem? Pra quanto iria o valor de uma conta? Empresa privada só visa lucro, não tem “coração”. Temos exemplo de privatização de outras empresas. Mas voltando à polêmica, ontem a direção divulgou uma nota sobre a intenção de rescisão contratual por parte da prefeitura. “… A Companhia reitera que a decisão acerca do tema fica a cargo da Agência Reguladora competente e que todas as questões legais relativas ao pleito estão tramitando na justiça, ainda aguardando decisão”, diz um trecho da nota. É esperar os próximos capítulos dessa longa e polêmica novela… 
 

Propaganda 

Nesta semana, o Partido Progressistas (PP), o União Brasil (União), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Solidariedade, o Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o Partido Podemos (PODE) exibem propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão nacionais. São 10 inserções na terça (17) e igual número de inserções tanto na quinta (19) quanto no sábado (21), das 19h30 às 22h30. Cada inserção terá duração máxima de 30 segundos. Ontem, quatro inserções do PP, cinco do União e uma do PT foram exibidas em cadeia nacional. Na quinta-feira, serão veiculadas três inserções do Solidariedade, quatro do PP e três do União. No sábado, serão transmitidas três inserções do Solidariedade, três do PC do B, três do PODE e uma do PP.
 

Transparência

Em continuidade às atividades de avaliação dos Portais da Transparência dos fiscalizados do TCE, a secretaria de fiscalização da Corte de Contas maranhense (Sefis) tornou pública a Ordem de Serviço  que elenca diversos municípios cujos portais de transparência serão submetidos a avaliação. De acordo com o instrumento normativo, em relação ao Poder Executivo, serão fiscalizados os portais da transparência dos municípios de Palmeirândia e Paço do Lumiar. Quanto às câmaras, serão fiscalizados os portais dos seguintes municípios: Açailândia, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Montes Altos, Itinga, João Lisboa, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, Bom Jesus das Selvas, Aldeia Altas, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Bacabal, Boa Vista do Gurupi, Bom Lugar, Colinas, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Governador Nunes Freire, Icatu, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Matinha, Matões do Norte, Morros, Olho D’Água das Cunhãs, Paraibano, Pastos Bons, Paulos Ramos, Pindaré Mirim, Presidente Médici, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Riachão, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santana do Maranhão, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, São Vicente de Ferrer, Senador Alexandre Costa, Sucupira do Norte, Turilândia e Urbano Santos.
 

Olha aí!

O jogo está sendo bruto na pré-campanha eleitoral. O PDT resolveu excluir o deputado estadual Neto Evangelista, que havia deixado o DEM (hoje União Brasil) para ingressar no partido do senador Weverton Rocha, pré-candidato a governador. Com a filiação cancelada, Evangelista permanece no União Brasil e não será candidato a deputado federal. Disputará a reeleição.
 

Ele disse

“Até as palmeiras de babaçu sabem como os apoios e adesões voltaram, lamentavelmente, a acontecer no Maranhão”. A afirmação é do pré-candidato a governador Simplício Araújo (SD), ex-secretário de Indústria e Comércio no Governo Flávio Dino.
Link
Leia Também »
Comentários »