MENU

07/05/2022 às 00h00min - Atualizada em 07/05/2022 às 00h00min

O SAL E SUA SAÚDE

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

  
O brasileiro consome muito sal, muito mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e o seu consumo em excesso é responsável por inúmeras doenças.
 
O recomendado é apenas 5,0 g por pessoa por dia, no Brasil a média é de 12,0 g por pessoa.
 
A primeira dúvida que aparece é como vou medir isso, fácil! Aquele envelopezinho pequeno nos restaurantes tem 1,0 g aproximadamente, mas se não tiver use a tampa da caneta BIC, aquela azul, a mesma da música, a tampinha cheia tem aproximadamente 1,0 g de sal.
 
O sal é um composto denominado de cloreto de sódio, formula química NaCl que contém aproximadamente 60 % de cloro e 40 % de sódio. O sódio é o grande vilão dessa história, embora seja um dos 22 minerais essenciais para a nossa saúde.. A ingestão excessiva de sódio faz mal para a nossa saúde.
 
O sódio está associado a uma série de doenças crônicas como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. Pode ainda causar edema (inchaços), eritemas (vermelhidões), cefaleias, delírio e parada cardíaca por arritmias.
 
E sabido a muito a existência de uma associação interessante dos lugares onde existe excesso de sódio no solo e câncer de estômago, notado em uma região da China próximo a Xangai e Hong Kong, no Brasil a região norte, com destaque para Belém PA, acredita-se que vem do hábito de salgar alimentos para a conservação.
 

E qual a solução?

Eliminar por completo seu uso? NÃO! A deficiência de sódio também é prejudicial à saúde podendo causar letargia, fraqueza, convulsões e morte.
 
O desafio é a dieta saudável, devemos considerar que muito dos alimentos já tem o seu sal endógeno bem como os diversos temperos da culinária brasileira, isso é difícil porque envolve mudanças de hábitos e uma atenção especial com os alimentos industrializados.
 
Mas paira a dúvida? E as perguntas são constantes! E o sal light?  O grosso, O do Himalaia? Qual é o melhor Doutor?
 

Vamos falar um pouquinho de cada um.

O refinado, o mais comum na casa dos brasileiros, pobre em micronutrientes que se perdem durante o processo de refinamento, por isso tem sabor mais acentuado, além disso, por lei é adicionado iodo para prevenção de doenças da tireoide, o Bócio ou Papo, hoje felizmente em extinção graças a essa providência, 1, 0 g tem 400 mg de sódio;
 
O grosso, basicamente a mesma composição, não passa pelo refinamento, com mais micronutrientes, usado nos domingos nos churrascos, 1,0 g contêm também 400 mg de sódio. 
 
O líquido uma mistura de sal marinho em água mineral, sabor mais suave e com menos sódio, cada jato da solução tem 11 mg de sódio.
 
O light o mais fraco de todos, uma mistura de NaCl com cloreto de potássio, meio a meio, tem menos sódio não serve para emagrecer e sim para controle de hipertensão, a presença de potássio é prejudicial a pacientes renais, 1,0 g contêm 197 mg de sódio.
 
O marinho, obtido da evaporação da água do mar sem refinamento concentrando muitos sais minerais, modificando eu sabor, contém principalmente cálcio, flúor, enxofre, magnésio e iodo. 1,0 g contêm 420 mg de sódio.
 
O sal do Himalaia (o da moda), bonitinho, rosinha, mas de fato é mais saudável, também mais caro, sua coloração é devido a minerais associados presentes, notadamente o ferro e é considerado o mais puro, livre de toxinas e poluentes, 1,0 g contêm 230 mg de sódio.
 
Explicado esses fatos aos habitantes das barrancas do Tocantins, da terra do Frei, QUASE NO HEMISFÉRIO NORTE, atenção na picanha e no tambaqui dos finais de semana...
A REGRA É POUCO SAL! SAÙDE E PAZ A TODOS! FELIZ DIA DAS MÃES!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »