MENU

30/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 30/04/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

Avaliação

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão divulgou o resultado de mais uma avaliação realizada nos portais da transparência de fiscalizados da Corte de Contas maranhense. Os portais da transparência são avaliados regularmente pelo TCE. Assim como as demais instituições de controle externo brasileiras, o TCE maranhense desenvolve várias ações destinadas à melhoria e à intensificação das fiscalizações dos portais, sobretudo em razão do potencial dessas ferramentas para estimular o exercício do controle social, contribuindo, desta forma, para a elevação do nível de qualidade da gestão pública. Entre os municípios da região que tiveram os portais avaliados com a nota e o Índice de Transparência figuram Arame (Nota: 8.33 Índice de Transparência: B); Estreito (Nota: 7.85 Índice de Transparência: B); Porto Franco (Nota: 7.36 Índice de Transparência: B); Senador La Rocque (Nota: 4.56 Índice de Transparência: C); e Vila Nova dos Martírios (Nota: 4.28 Índice de Transparência: C). Quanto ao Poder Legislativo, foram avaliados os portais da transparência dos municípios de Campestre do Maranhão (Nota: 8.31 Índice de Transparência: B) e Estreito (Nota: 4.28 Índice de Transparência: C). Os próximos a serem avaliados serão os portais de transparência das câmaras dos municípios de Arame, Cidelândia, Lajeado Novo, Porto Franco, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque.
 

Urna aberta

Cerca de 300 alunos do Centro de Ensino Médio do Gama (DF) participarão de uma experiência inédita na próxima segunda-feira (2). Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abrirá uma urna eletrônica para estudantes em uma escola. O objetivo do evento “Por Dentro da Urna” é que jovens conheçam de perto como funciona o equipamento, além de mostrar a importância deles no processo eleitoral. A ideia é que o TSE realize a ação em outras escolas do Distrito Federal e também em espaços públicos, como parte de uma campanha de comunicação para as eleições deste ano. 
 

Ataques 

Esquenta a briga entre o grupo liderado pelo ex-governador Flávio Dino e o do senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador. O atual secretário de Comunicação do Maranhão, Ricardo Cappelli, reagiu aos comentários de que poderia haver uma aliança entre Weverton, Roberto Rocha e Josimar Maranhãozinho para enfrentar o governador Carlos Brandão. Disse Cappelli: “Circulam informações que teremos a ‘chapa dos traidores’ no Maranhão. Finalmente mostrariam a verdadeira face. Seria ótimo. Ficaria bem claro para a população quem é quem. A política ama a traição, mas execra os traidores”. 
 

E…

Vale lembrar que os senadores Weverton Rocha e Roberto Rocha foram eleitos com apoio de Flávio Dino. Roberto rompeu logo no primeiro ano de mandato. Weverton está magoado porque Dino preferiu apoiar Carlos Brandão à sua sucessão. Agora os dois podem se unir contra o “criador”. Na política, o que mais existe é traição. Não é à toa que muitos políticos preferem lançar nome do próprio meio familiar como candidato. O risco de tração é menos. 
 

Palanque 

O governador e pré-candidato Carlos Brandão (PSB) se encontrou nesta quinta-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi em Brasília, durante o congresso nacional do PSB. Também presente o ex-governador Flávio Dino. O PT indicou o ex-secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, para ser candidato a vice na chapa de Brandão. 
 

Investigação

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) vai solicitar que o Senado crie uma comissão para acompanhar as investigações sobre denúncia de estupro e morte de uma menina ianomâmi em Roraima. Ela também vai pedir uma audiência com a diretoria da Polícia Federal para conferir as providências tomadas em relação ao caso. Eliziane criticou o governo federal por omissão.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »