MENU

28/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 28/04/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Em busca da igualdade

Durante o Seminário #ParticipaMulher - Por uma Cidadania Plena, realizado ontem, as deputadas federais Celina Leão (PP-DF), Margarete Coelho (PP-PI) e Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) ressaltaram a necessidade de aumento da participação das mulheres em postos de decisão e cargos políticos. Embora tenham apontado avanços sociais e legislativos na garantia dos direitos femininos, as parlamentares disseram que ainda há um caminho a percorrer para assegurar maior igualdade de gênero no país. O seminário, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  promoveu debate sobre a representatividade e a igualdade feminina, o combate à violência política e ao assédio contra mulheres, entre outros temas. A mesa foi presidida pela secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter. Antes de dar início às exposições, a secretária agradeceu a presença das convidadas e afirmou que as brasileiras são a maioria da população, mas estão subrepresentadas em diversas áreas da vida nacional, compondo, por exemplo, apenas 15% do Congresso Nacional. “As mulheres reúnem toda a energia e capacidade para ocuparem os cargos que desejarem”, disse, ao evidenciar todo o potencial da atuação feminina. Christine homenageou as mulheres que se destacaram pelo seu pioneirismo na defesa dos direitos sociais e políticos femininos, como as sufragistas Bertha Lutz e Almerinda Farias Gama, bem como Antonieta de Barros, Celina Guimarães e Carlota Pereira de Queirós e Alzira Soriano, entre outras. 
 

Líder

O deputado estadual Marco Aurélio (PSB) é o novo líder do Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão. Ele substitui o deputado Duarte Jr (PSB), que passou pouco tempo no cargo. A mudança decorre dos últimos episódios envolvendo Duarte, que fez  ataque  à  bancada federal do Maranhão e entrou em atrito com o deputado Yglésio Moyses (PSB).
 

Fora

Divulgada pela sua assessoria, nota revela que “não há nenhuma investigação na Polícia Federal contra o ex-governador Flávio Dino. A própria matéria se refere a outros estados como alvos da operação policial; A compra questionada foi efetuada na Bahia, não no Maranhão. O consórcio Nordeste é uma autarquia, que responde juridicamente pelos seus atos; Sobre a empresa que não cumpriu o contrato, ela está sendo processada perante o Poder Judiciário da Bahia, onde ocorreu a compra, para devolver valores pagos”.
 

Pesquisa

Está prevista para o próximo domingo (1º), a divulgação de mais uma pesquisa da Escutec sobre o cenário eleitoral do Maranhão. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (MA-02565/2022) e está sendo realizada entre os dias 26 e 30 de abril, ouvindo dois mil eleitores.
 

Zerar

Conforme informação da Agência Senado, a proposta que permite reduzir a zero a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de baixa cilindrada voltará a ser analisada pelos 81 senadores em Plenário. Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou parecer favorável a duas emendas que haviam sido apresentadas ao texto. Inicialmente, o  Projeto de Resolução (PRS) 3/2019, do senador Chico Rodrigues (União-RR), abrangia veículos de até 150 cilindradas. As duas emendas ampliaram o alcance para motos de até 170 cilindradas.
 

Olha aí!

Condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão, além da perda do mandato e multa, mas que foi beneficiado por indulto concedido pelo presidente Bolsonaro, ontem o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi eleito 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O presidente é o deputado maranhense Aluísio Mendes (PSC). Silveira também foi confirmado como membro titular da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »