MENU

27/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 27/04/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO Miranda Rocha FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por praticamente todos os setores do jornal.

 

Transparência nas eleições

Em constante atenção ao compromisso de proporcionar inovações que garantam a segurança e a confiabilidade das eleições, além de fortalecer a participação social em todas as etapas, a Justiça Eleitoral apresentou o Plano de Ação para Ampliação da Transparência do Processo Eleitoral. A estratégia reúne dez medidas elaboradas a partir das contribuições dos membros da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), da qual fazem parte representantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de muitos outros órgãos públicos e da sociedade civil como universidades e organizações. Foram recebidas 44 sugestões, sendo três da Open Knowledge, seis das Forças Armadas, 11 da Polícia Federal, dez da Universidade de São Paulo (USP), quatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quatro da Fundação Getulio Vargas (FGV), três da Universidade de Campinas (Unicamp), duas da Transparência Brasil e uma da OAB. Diversas das sugestões apresentadas pelos integrantes foram acolhidas e consolidadas no Plano de Ação, que foi apresentado e discutido pela Comissão na segunda-feira (25). Entre as sugestões acolhidas estão: a de antecipação do código-fonte, a ampliação da amostra do teste de integridade, o início de projeto-piloto para futura disponibilização do código-fonte, o aumento da comunicação às entidades fiscalizadoras para que tomem parte na cerimônia de preparação das urnas, a incorporação da ideia de publicação dos arquivos RDV ao plano de ação, além da contínua melhoria da comunicação institucional do TSE.
 

Apelo 

Ao abrir nesta segunda-feira a primeira reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) sob a sua gestão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, pediu a mobilização de todos em defesa de eleições pacificas e seguras. “Apelo a todos e a todas por paz e segurança nas eleições. É hora de ficar dentro das balizas dos limites e das possibilidades fixadas pelo Poder Legislativo”, ressaltou.
 

Federal

Embora o deputado estadual Roberto Costa (MDB) ainda insiste na possibilidade da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) ser candidata à sucessão de Flávio Dino, isso dificilmente acontecerá. Ela está disposta mesmo é disputar o mandato de deputada federal, apesar de aparecer bem nas pesquisas para o Palácio dos Leões. Nesta segunda-feira, Roseana se reuniu com o deputado federal João Marcelo, o deputado estadual Roberto Costa e pré-candidatos para tratarem sobre as eleições. 
 

No páreo

Presidente da Assembleia Legislativa por 10 anos, o ex-deputado Manoel Ribeiro está de volta. Será candidato a uma das 42 cadeiras da AL pelo MDB.
 

E…

O senador Roberto Rocha (PTB) ainda não anunciou a que cargo será candidato nas eleições de 2 de outubro. Está indeciso entre a candidatura à reeleição e a governador. A qualquer um dos cargos, tem páreos duros. Ao Senado, tem pela frente o ex-governador Flávio Dino. Ao Palácio dos Leões, tem Carlos Brandão, Weverton Rocha e Lahésio Bonfim, que também está colado no bolsonarismo no estado. Situação nada boa para o ex-tucano. 
 

Zerou

Conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado no final da tarde de ontem, não existe nenhum leito de UTI exclusivo para Covid-19 ocupado, em Imperatriz. E apenas um leito clínico está ocupado. Nenhum novo caso de Covid havia sido registrado na cidade. Também não houve óbito nas últimas 24 horas no estado. 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »