MENU

23/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 23/04/2022 às 00h00min

SUPERALIMENTOS

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

    
Nos últimos artigos fizemos referências a substâncias usadas como vício ou como alimentos que fariam mal à nossa saúde.

Resolvemos, por isso, modificar a pauta e ir à procura dos chamados SUPERALIMENTOS.

Mas o que são essas substâncias? São alimentos que ajudam a prevenir doenças, retirar toxinas do organismo, garantir o bem-estar, auxiliar no ganho natural de massa muscular, na beleza da pele, cabelos e unhas, controle da pressão sanguínea, do diabetes e das dislipidemias.

Mas como essas substâncias podem proporcionar esses benefícios para o organismo? Isso é realmente verdade? E se for verdade deve custar uma fortuna!

Sim, eles existem. Funcionam! E não custa caro como você pode ter pensado.

Vamos tentar responder algumas de suas dúvidas neste artigo, realizando comentários sobre os Superalimentos que podemos achar com facilidade no dia a dia.

Antes de falarmos nos exemplos de Superalimentos devemos esclarecer que eles podem facilmente fazer parte de uma dieta saudável, sendo o preço acessível e a abundância de acordo com sua região e que são simples de serem incluídos em sua dieta. Vamos expor os que são facilmente adquiridos na cultura brasileira e são fontes riquíssimas de benefícios. Mas os Superalimentos não curam doenças. Eles lhe proporcionam vida saudável com saúde e consequente longevidade.

Existem diferentes tipos de Superalimentos, o que todos têm em comum são diversas vitaminas, minerais, antioxidantes, compostos bioativos em quantidade suficiente para proporcionar benefícios extras para sua saúde.

 

Grãos e sementes

Quinoa: uma proteína em grão, com as mesmas características do leite materno, capaz de diminuir fortemente o colesterol ruim e os triglicerídeos prevenindo doenças cardiovasculares.

Castanha-do-Pará: Ajuda a perder o peso porque são ricas em fibras e gorduras mono e poli-insaturadas com ingestão de menos calorias, melhora o humor, fortalece o sistema imunológico e o sistema cardiovascular em geral, melhora o funcionamento cerebral e deixa a pele mais saudável.

Lentilha: Alto teor de fibras, ricas em ferro vitaminas e fibra vegetal, propicia ganho de massa muscular magra, auxilia na cicatrização de feridas e segundo os futurólogos traz sorte quando usada na ceia de ano novo!

Nozes: ricas em Ômega 6 mantém bom os níveis do Colesterol HDL (bom colesterol, melhora o sono.

 

Frutos

Açaí: superalimento genuinamente brasileiro, combate o colesterol LDL (colesterol ruim), amigo do coração e deve ser consumido puro sem a adição de componentes (granola, açúcar, aveia etc.)

Kiwi: efeito anti-inflamatório, antioxidante, laxativo, anticancerígeno, fonte de vitamina C, E, B6, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras, UFA!

Melancia: rica em licopeno como o tomate, combatendo câncer, puçás calorias.

Mirtilo: rico em antioxidantes, combate o envelhecimento.

Abacate: rico em gordura monoinsaturada benéfica, forte aliado da perda de peso.

 

Hortaliças, Legumes e Verduras.

Batata-doce: baixo índice glicêmico, com beta caroteno melhora saúde da pele e visão. 
  
Espinafre: ricas em Vitamina A, C e K, com luteína carotenoide importante na saúde dos olhos, anti-inflamatório e digestivo.

Brócolis: a “delicia” das crianças! “Adoram”! Imagina só! Abundante em proteínas regula a insulina e o sangue, rico em cálcio, ferro e potássio ruim para renais crônicos dialíticos e não dialíticos.

Tomates: Licopeno é com ele, antioxidantes em abundância, protege para diversos tipos de câncer, posterga o envelhecimento.

 

Miscelânea

Peixes principalmente Salmão: Ômega-3, combate depressão, doenças degenerativas com Alzheimer.

Azeite de Oliva: doenças cardiovasculares não tem vez com ele, previne osteoporose, ajuda emagrecimento.

Ovos: a fonte mais básica de proteínas, o Superalimento mais democrático de todos.

O termo Superalimentos não é bem definido pela ciência. Uma dieta saudável contém grandes quantidades de plantas, vegetais, grãos e produtos animais. Os Superalimentos são colocados como uma boa fonte de iniciação em busca de uma alimentação saudável.

Os alimentos citados são facilmente encontrados em nossa cidade.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »