MENU

20/04/2022 às 22h05min - Atualizada em 20/04/2022 às 22h05min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.

GB Edições

  
Manchas
Para tirar manchas oleosas, espalhe talco sobre o local e depois lave com água e sabão. Já as manchas de chocolate podem ser retiradas com água morna e sabão. As louças esmaltadas na cor branca tendem a ficar amareladas, por isso esfregue-as com álcool puro. Para as manchas de mostarda, basta esfregar o local com água fria e depois lavar com sabão em pedra.
 
Outra dica
Louças e porcelanas brancas amareladas ficarão como novas se ficarem algum tempo de molho numa mistura de água, detergente e água sanitária. Quando estiverem branquinhas novamente, enxague em água corrente.
 
Desgruda fácil
Para limpar panelas que tem restos de arroz grudados no fundo, não precisa mais "deixar de molho". Basta colocar um pouco de vinagre e água e deixar ferver. Desgruda tudo na hora.
 
Dica
Para que as claras em neve cresçam mais depressa, adicione-lhes uma pitada de sal ou de açúcar E, quando precisar separar a clara e a gema, quebre o ovo num funil; a clara desce e a gema fica em cima.
 
Muito óleo
Errou na quantidade de óleo para refogar o arroz? É só juntar algumas folhas de alface durante o cozimento. Elas absorverão o excesso de óleo.
 
Outra receita
Para fazer um arroz rápido e muito saboroso, coloque numa panela a quantidade de água que você habitualmente usa para fazer o arroz. Junte sal a gosto, alho socado, cebola picadinha, caldo de carne ou galinha em cubinhos (opcional), óleo, legumes, enfim os condimentos que gostar. Quando ferver, junte o arroz lavado e deixe cozinhar até secar a água. 
 
Não empelota
Para que a farinha não empelote quando misturada a algum líquido, basta acrescentar um pouquinho de sal antes e mexê-la bem.
 
Fica mais fresquinho
O feijão se conserva melhor se for guardado na gaveta de verduras da geladeira, acondicionado em embalagem plástica. Feijões conservados em latas tendem a ressecar com mais facilidade.
 
Grãos soltinhos
Experimente juntar algumas gotas de limão na água em que será feito o arroz. Os grãos ficarão mais branquinhos e mais soltinhos.
 
Não desmancha
Quando cozinhar batatas cortadas em pedaços pequenos, coloque um pouco de vinagre branco na água do cozimento. Os pedaços de batatas ficarão cozidos e inteirinhos.
 
Dica da vovó
Quando fizer maionese, experimente cozinhar as batatas inteiras e com a casca. Quando estiverem mornas, descasque-as e pique conforme o seu gosto. Tempere com óleo, ou azeite, e sal a gosto. Mexa bem e deixe descansando enquanto corta os outros ingredientes da salada.  Depois, misture todos os ingredientes, corrija o sal, coloque gotas de limão ou vinagre e junte a maionese.  Prefira as maioneses industrializadas e só misture a maionese na salada na hora de servir.
 
Use trigo
Para evitar que o óleo espirre na hora de fritar, polvilhe com farinha de trigo, antes de começar a fritura.
 
Fure
Para que a torta asse por igual e o recheio fique bem úmido, faça furos com um garfo depois que estiverem esticadas na fôrma.
 
Queimou
O arroz queimou! Fácil. Para tirar o cheiro e o gosto de queimado, coloque a panela destampada em cima de uma toalha molhada.
 
Segredo
Para fazer um purê de batatas bem cremoso, amasse bem as batatas, enquanto estiverem quentes. Depois acrescente um pouco de leite quente e uma boa colherada de manteiga ou margarina. Bata tudo na batedeira e volte a panela ao fogo para aquecer bem.  Se quiser, pode acrescentar queijo ralado.
 
Use limão
Se a pia está manchada de frutas, esfregue um pouco de suco de limão e lave em seguida. As manchas desaparecerão.
 
Fim das gorduras
Use vinagre para desengordurar pias e utensílios. Basta aplicar, esperar alguns minutos e lavar com água morna.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »