MENU

15/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 15/04/2022 às 00h00min

ADOÇANTES E MAROMBAS

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

   
Muitos e principalmente muitas dizem que estamos vivendo a ditadura da balança, fotos nas chamadas mídias sociais mostram pratos saudáveis e selfies dessa geração malhando em academias, fazendo a gente pensar que estamos vivendo o ápice da geração saúde. De fato, se compararmos a vida média da década de 40 com agora houve sim um grande progresso, através do progresso da ciência em todos os setores e, também na nutrição, proporcionando esse ganho de vida em tempo e qualidade.

Então a moda é mostrar nas redes sociais que você é ligado em fitness (que pode ser traduzido como atividade para melhorar sua condição física) e comidas “marombas” (alimentos para ficar sarado). Fotografias de alimentos que contenham açúcar, nesses perfis, é uma heresia, portanto, quando se trata de um alimento doce logo surge à discussão sobre qual o melhor tipo de adoçante. 

São tantas as substâncias no mercado que fica difícil escolher uma, o que nem todos sabem é que alguns adoçantes sintéticos nem deveria, estar nas prateleiras dos supermercados por causar danos à saúde.

Os dois únicos adoçantes que podem ser consumidos sem preocupação são os de origem vegetal a estévia (Stevia) e a sucralose, podendo ser consumidos até por crianças e gestante.

A estévia é uma planta nativa do Brasil e do Paraguai, seu poder de adoçar um alimento é cerca de 15 x maior do que o açúcar comum, já a sucralose é extraída de derivados da cana-de-açúcar e ao contrário de seu primo a Sacarose não causa malefícios a saúde como apontam pesquisa.

E por que eles não prevalecem?

Ai entra o fator homem, o preço, esses dois chegam a custar até cinco vezes mais do que os sintéticos.

O Aspartame, a Sacarina e o Ciclamato, derivados do petróleo e não recomendados aos hipertensos pelo alto teor de sódio. O Ciclamato não é permitido nos USA.

A outra polemica no uso dos adoçantes sintéticos seria sua relação com o desenvolvimento de Alzheimer e de alguns tipos de Câncer, mas não existem estudos conclusivos a esse respeito. Também cuidado com refrigerantes chicletes e balas diets que usam esses adoçantes.  O uso diário de adoçantes sintéticos deve ser de três vezes ao dia, ou seja, durante as refeições e, importante, observar as contraindicações dos adoçantes sintéticos que são muitas e importantes.

E os refrigerantes “zero”?

Refrigerantes ditos zero podem prejudicar a capacidade de síntese do fígado de desintoxicar e até de metabolizar certos elementos.

Estudo conduzido na Universidade de Wisconsin.

Dois adoçantes foram estudados o Acessulfame de Potássio (Acessulfame-K e a Sucralose, ocorre inibição do trabalho de uma proteína chamada de glicoproteína P, cuja função é ajudar a processar algumas substâncias, principalmente medicamentos, a principal fonte dessas glicoproteína é o fígado, com metabolismo de muitos hormônios importantes em nosso metabolismo e comportamento.

Mas e essas substâncias nos “Marombas”? (sarados de academia), elas produzem alterações no cérebro causando ataques de insônia, mau humor e redução da libido (vale para as meninas também), afeta também, a produção de dopamina, um neurotransmissor essencial para o comportamento sexual normal levando ao desinteresse no assunto. (ruim né?)..

Ou seja, teremos um Sarado, com o cérebro do tamanho do cérebro de uma galinha “guiné”, músculos fortes poderosos e artificiais, sem tesão e como tem geralmente, associação de hormônios, o pinto pequeno e a involução dos testículos.

Vocês já viram essas fotografias, tenho certeza.

Então, em uma vida natural e saudável, saúde é o que interessa.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »