MENU

14/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 14/04/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Maio

Se você precisa emitir Título de eleitor ou está em uma cidade diferente daquela em que vota, fique tranquilo, é possível resolver tudo isso sem sair de casa. Eleitores têm até  o próximo dia 4 de maio para regularizar sua situação e participar das eleições deste ano. Basta acessar o site do TSE e você encontra as informações e links para fazer ou regularizar o documento. Jovens que faz 16 anos de idade até o dia 2 de outubro já podem votar! Informações: site do TSE.
 

Boa

A Páscoa pode ser considerada a grande festa cristã.  Nesta data, é celebrada a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, mártir da religião. No entanto, a PÁSCOA já existia desde a Antiguidade, embora com outro significado. Até hoje, a PÁSCOA simboliza coisas diferentes para judeus e cristãos.
 

Importante

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de DEUS. Portando, uma Feliz e abençoada Páscoa, é o que desejam para todos o deputado federal Marreca Filho e o médico legista e pré-candidato a deputado estadual, doutor Lourival Lima.
 

Reconhecimento

Junto com a vereadora Claudia Batista, Rogério Avelino concedeu Moção de Aplauso a universidade Ceuma.  A instituição completou 32 anos no Maranhão e 9 em Imperatriz. Sem dúvidas, um trabalho importante, de formar trabalhadores qualificados para a cidade e o estado, além de produzir conhecimento por meio das pesquisas realizadas. “Imperatriz só tem a ganhar com instituições que promovam o desenvolvimento educacional, e consequentemente, econômico. Parabéns”, destacou Rogério Avelino.
 

Clareza

Com o prazo final do dia 18 para envio de listas e filiação interna nos partidos, já se tem clareza sobre os favoritos para as 18 vagas de deputado federal. De acordo com análises nas atuais listas, também chamadas de nominatas dos partidos, fica claro quem deve ser eleito em cada partido e quem apenas estará sendo usado como “bucha”.
 

PSB

O Partido do ex-governador Flávio Dino deve eleger dois deputados, os favoritos são três nomes, Duarte Jr deve ficar com uma vaga a outra será disputada por Clayton Noleto e Bira do Pindaré.
 

Federação

Federação PT, PCdoB e PV -Deve fazer 2, sendo favoritos Márcio Jerry e Rubens Jr. Progressistas - Deve fazer 1 deputado, o favorito é André Fufuca, mas pode ser surpreendido pela força da máquina de Caxias que tenta eleger Amanda Gentil.
 

Podemos

Elege 1 deputado, Fábio Macedo; Patriota - Elege 1, Marreca Filho; MDB - Elege 2 deputados, Hildo Rocha deve ser o mais votado. Disputam a segunda vaga Roseana Sarney e Edinho lobão.
PSD - Elege 1, Edilazio Junior; União Brasil-Elege 1 deputado: disputa acirrada entre Pedro Lucas e Jucelino Filho; PL -Elege 2 deputados federais, Detinha e Junior Lourenço; PDT- Elege 1 deputado, Márcio Honaiser; Republicanos -Elege 1 deputado, disputa acirrada entre Kleber Verde e Gil Cutrim.

 

Sobras

As outras 3 vagas restantes devem ser disputadas pela sobra do PL, PSB e pelos partidos Solidariedade e Cidadania que possuem chapinhas e podem alcançar vaga direta ou pela sobra, caso não atinjam o quociente eleitoral.
 

Influência

O resultado previsto acima pode sofrer influência pela desistência de alguns dos “buchas” ou pela população dos redutos desses, que pode avaliar não querer eleger o favorito de cada partido e impactar no resultado de suas votações e consequentemente do partido.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »