MENU

09/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 09/04/2022 às 00h00min

INIMIGO FATAL DE VELHO...

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

Olá,

Diz-que-diz na Confraria!...

Conversando com um velho economista profissionalestudioso dos processos históricos acerca do coletivo e dos indivíduos...tocou e redundou à causa do Inimigo Fatal de Pessoas Velhas.

O protagonista dessa estórias no (neologismo), vem  lá das redondezas do triangulo onde fica a terra da macumba, como: Bacuri, Turiaçu, Serrano, Apicum-Açu, região muito acarinhado no interior do maranhão, especialmente, na circunscrição da baixada.

Dito as origens, vamos as alusões dos fatos, destacando por sua vez, de maneira simples, celestial e empírica...tudo no linguajar da pura informalidade.

O velho têm três inimigos pessoais que sempre lhescingem... na observação deum(Q G C)... pelo qual vamos descrever a diagnose de cada sigla...

O (Q)...ueda...para um velho pode ocasionar quadros graves como a perda da sensibilidade, necessidade do uso de bengala, andador, e por ter até tromboembolismo venoso...

O(G)...ripe... faz parte de um dos principais grupos de riscos, podendo trazer infecções respiratórias de toda a sorte; porque o organismo perdeu ou perde células de defesa...

O (C)...aganeira...a complicação das mais comum, desidrata logo, perde sódio, potássio, cálcio etc.

Na época invernosa, para os velhos, apresenta o aumento de doenças como resfriado, gripe, rinite e sinusite, para os quais os idosos, em especial, devem ter atenção redobrada.

Senão, encurta o caminho mais rápido para arecepçãomortuária...pois, se adquirir uma pneumonia...adeus ingrata!

O fator queda causa danos físicos e emocionais, ocorrem mais na região do quadril, coluna vertebral, punho e úmero...

Então, o investigante, analisou todos esses aspectos que circunda diariamente à vida de pessoas velhas...

O informante tem mais de 75, mas, ainda,  se requebra bem, numa noite de bruxedo ao som arruadoda música...(o maranhão é a terra da macumba)... pé ligeiro!

Segundo informações de quem bem o conhece, ele passa e faz muita massagem nos joelhos tornozelos cotovelos e canelas com o azeite de “Oliva”para ficar sempre lubrificado para a temporalidade.

Como a vida pode nos surpreender a qualquer momento...bote sua barba de molho... a velhice é o rega-bofe da vida.

Agora, quando você chegarao ponto crítico, ou seja,  na ocasião que começar... cair o dentes, escarnar as carnes e caminhar para a casa das almas....e depois, levado para a terra improdutiva...“Estou Cansado de Te Esperar”…ZÉ FINI!!!

Então, não envelheça nunca!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »