MENU

03/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 03/04/2022 às 00h00min

Casa em Primeiro Lugar

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON

DOLORES AVILLON assina a coluna CASA EM PRIMEIRO LUGAR no Caderno de Domingo, publicação do Jornal O PROGRESSO, desde 2003.

GB Edições

    
Alimento é remédio
Nos alimentos pode estar a cura e a prevenção para várias doenças que se tornam cada vez mais comuns. O segredo é conhecer o potencial de alguns deles e usar regularmente nas refeições do dia a dia.
 
Água de Coco
É um isotônico natural. Rico em minerais, carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas auxilia na hidratação do corpo. O coco é rico ainda em potássio e possui uma boa quantidade de ferro, ácido graxo, fósforo, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
 
Lentilha
Ajuda a baixar o colesterol, previne o câncer e regula o açúcar nos diabéticos, diminuindo a pressão arterial. É fonte de proteínas e de minerais.
 
Leite
Contém cálcio e vitamina D necessários para o crescimento. Também é um alimento que ajuda no combate às cáries e protege contra infecções intestinais.
 
Berinjela
Tem propriedades anticancerígenas; rica em fibras e potássio também auxilia no combate ao colesterol.
 
Banana
É uma fruta rica em carboidratos, amido e sacarose, além das vitaminas A,B e C , minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Utilizada para combater a diarreia, cãibras e problemas gastrointestinais.
 
Cenoura
É muito rica em vitaminas, principalmente a tipo A. Essas vitaminas são antioxidantes naturais que previnem envelhecimento e câncer, aumentando as defesas naturais. Também melhora a visão noturna.
 
Maracujá
A farinha feita com a casca de maracujá ajuda a controlar o diabetes, reduz os níveis de colesterol e regulariza as funções do intestino.
 
Azeite
É bom para o coração, pois contém gordura monoinsaturada; contém antioxidantes e vitamina E.
 
Alcachofra
Funciona como protetor hepático, protegendo o fígado dos fortes efeitos dos antibióticos.
 
Mel
O mel é um excelente bactericida, cicatriza ferimentos, tem efeito anti-inflamatório, sendo usado no tratamento contra faringites e laringites.
 
Maçã
Reduz o colesterol e a pressão arterial, protegendo o coração e baixando o nível de açúcar no sangue. É um alimento rico em pectinas que regulam as funções intestinais.
 
Soja
Contém uma substância chamada isoflavona, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e o risco de câncer. Rica em cálcio e proteínas, também ajuda a prevenir a osteoporose.
 
Arroz
Tem carboidrato complexo, alto poder nutritivo e energético. Reduz a hipertensão e previne cálculos renais, pois contém ácido fítico.
 
Cebola
Reduz o colesterol e estimula a produção de HDL, o colesterol bom. É anticoagulante, regula o açúcar nos diabéticos, combate infecções e elimina a congestão dos brônquios.
 
Morango
É o melhor aliado dos reumáticos. É diurético e ajuda a solucionar problemas de pele.
 
Uva
É rica em glicídios, minerais, como enxofre, potássio, ferro e vitaminas do grupo B, principalmente B6. Protege o coração e previne o câncer por ter flavonoides.
 
Vinho tinto
Estudos indicam que uma substância antioxidante presente no vinho tinto pode ajudar a evitar problemas cardíacos e o câncer. Pesquisas recentes indicam que o vinho também combate os males do cigarro. Mas atenção: um pequeno cálice diário é suficiente.
 
Espinafre
Reduz o risco do câncer e de colesterol. É rico em minerais; importante no tratamento de anemias e nas dietas para reposição de ferro no organismo.
 
Brócolis
Grande aliado na prevenção de todos os tipos de câncer. Contém antioxidantes e detoxificadores.
 
Tomate
Previne os cânceres de próstata, de pulmão e de estômago por conter caroteno e licopeno. Tem ainda efeito diurético.
 
Alho
Tem efeito bactericida, contribuindo no combate às infecções e também fortalece as defesas naturais contra gripes e catarros. Bom para o coração.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »