MENU

02/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 02/04/2022 às 00h00min

FUMO

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão

   
Recentes notícias deram conta da proibição do chamado cigarro eletrônico, o grande chamariz desse dispositivo seria que faz menos mal do que o cigarro tradicional e tem menos poder viciante. Será isso verdade?

Se esse fato acontece por que foi proibido? Vamos falar dele e “en passant” dos malefícios do fumo e de seus produtos, notadamente a nicotina. Com a venda proibida no país eles também causam complicações cardiovasculares e pulmonares e a presença da nicotina pode propiciar a necessidade do uso do cigarro tradicional.

Produtos químicos potencialmente nocivos e cancerígenos e o monóxido de carbono que aumenta a chance de infarto e dificulta o transporte de oxigênio para as células estão presentes em quantidades bem aumentadas

O dispositivo é de uma tecnologia simples, uma bateria, através de um fio monofilamentar permite aquecer o líquido que em geral é água com um aromatizante alimentar, nicotina, propilenoglicol e glicerina.

O aerossol do dispositivo contém substâncias nocivas, alerta feito pelo CDC (centro de controle de doenças) dos USA, destaca que é difícil saber quais às substâncias contém, mas alguns ditos, livres de nicotina, apresentaram a substância em análises.

Já a Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia diz que o eletrônico tem toxicidade aumentada em relação ao cigarro convencional por causa da forma de produção do aerossol, o filamento aquecido é revestido por níquel e outros metais como o cobre e o latão, o nível de níquel contido no cigarro eletrônico chega a ser 100 vezes maior do que no cigarro tradicional. O níquel é cancerígeno e o cobre causa danos ao fígado.

No Brasil em 2009, a ANVISA proibiu a importação, a venda e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar que tem tabaco aquecido.

E o outro dispositivo eletrônico que está na moda, o Narguilé, primeiro o que é isso, é um dispositivo de fumo usado principalmente no oriente, por hindus, persas e turcos. É composto de várias peças com um fornilho onde se mistura o tabaco e contém água que é dita que filtra a nicotina, isso não acontece, somente esfria a água.

Muitos jovens acreditam que fumar o narguilé é menos perigoso do que o cigarro, não é verdade.

O Narguilé faz muito mal, pesquisa da Universidade de Pittsburgh relata que a mesma quantidade do cigarro n o narguilé é fornecido 25 vezes mais alcatrão, 125 vexes mais fumaça, 2,5 vezes mais nicotina e dez vezes mais monóxido de carbono, uma sessão de narguilé com uma hora de duração o fumante absorve 90 mil ml de fumaça, um cigarro fornece 60 ml de fumaça em 20 baforadas. Outra coisa, quanto mais aromatizada a essência mais substâncias tóxicas estão presentes.

Para animar o povão lá vai essa dica altamente encorajadora SUPÕE-SE QUE O USO CRÔNICO DO TABACO SEJA A PRINCIPAL CAUSA DE DISFUNÇÃO ERÉTIL NO MUNDO!

Encorajador né, afinal quem quer falar a frase clássica! “ isso nunca aconteceu comigo amor”

Isso acontece principalmente porque a nicotina é um forte inimigo de nossas artérias, portanto inimiga da ereção, já que para uma ereção é necessário artérias elásticas e que permitam boa circulação do sangue, a nicotina e outros tóxicos tornam as artérias grossas e pesadas onde o sangue não consegue circular normalmente.

E parar de fumar resolve o problema? se o dano já for grande infelizmente não há necessidade de outras medidas, vá ao urologista antes de se entupir do azulzinho que pode matar!

Então proteja seu companheiro direito ele é fundamental em sua vida.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »