MENU

02/04/2022 às 00h00min - Atualizada em 02/04/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]


 

Fora do MDB

As articulações foram intensas nos últimos dois dias do prazo de fechamento da janela partidária, encerrado ontem. Filiações “imprevistas”, com mudanças de última hora, foram registradas, como é o caso da primeira-dama do Município, Janaina Ramos. Filiada ao MDB, estava tudo definido que ela disputaria o mandato de deputada estadual pelo partido. Entretanto, teve que mudar para o Republicanos. Consta que Janaina foi vetada no MDB por imposição do deputado estadual Roberto Costa, que viu nela uma ameaça à sua reeleição, no caso da legenda eleger apenas um candidato. O Republicanos é comandado no estado pelo deputado federal Cleber Verde, aliado do prefeito Assis Ramos desde o seu primeiro mandato. Um dos nomes principais da sigla como pré-candidato a deputado estadual é o irmão de Cleber, Júnior Verde, que já exerceu o mandato na legislatura passada. O Republicanos, pelo menos por enquanto, está fechado com o senador Weverton Rocha, pré-candidato a governador. 

E…

No troca-troca de partido, o deputado federal Josivaldo JP também entrou na dança. Ele deixou o PTB e se filiou ao PSD. O mesmo fez o deputado estadual Pastor Cavalcante, que é pré-candidato a deputado federal. Consta que eles e outros petebistas saíram devido o senador Roberto Rocha ter assumido o comando do partido. Rocha deixou o PSDB e está decidido a ser candidato a governador.

Também

Apoiadora da pré-candidatura de Carlos Brandão, a deputada estadual Valéria Macedo preferiu deixar o PDT de Weverton Rocha. Ela se filiou ao PODEMOS, mas antes sondou o PP. Valéria Macedo foi deputada estadual entre 2011 e 2019, mas em 2018 ficou na suplência, com 29.650 votos. Está exercendo o mandato no lugar da deputada Ana do Gás, que se licenciou. 

Rasteira

O agora ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim pretendia ser candidato a governador pelo PTB. Quando pensava que estava tudo acertado, veio a rasteira. Roberto Rocha articulou em Brasília, com apoio de membros do Governo, e conseguiu pegar o comando do partido. Agora Lahésio terá que disputar pelo AGIR.  

E agora?

Presidido no estado pelo deputado federal André Fufuca, o PP bateu martelo em torno da pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSB). Mas agora, com o senador Roberto Rocha  decidindo ser candidato, o presidente Jair Bolsdonaro (PL) estaria pressionando a cúpula nacional para o que PP apoie Rocha. O ministro Ciro Nogueira é do partido. Bolsonaro quer as siglas da sua base apoiando a candidatura do senador. Será se vai convencer o deputado Josimar Maranhãozinho (PL) a desistir da pré-candidatura para apoiar Roberto Rocha?

Renúncia 

Termina hoje o prazo para que governadores e prefeitos que queiram concorrer a outros cargos nas eleições de 2022 renunciem aos seus mandatos. A lei eleitoral prevê que o afastamento deve ocorrer seis meses antes das eleições. Ao menos seis governadores deixarão o comando de seus estados, entre eles o do Maranhão, Flávio Dino. A posse do vice, Carlos Brandão, está prevista para as 16h deste sábado.

Aumento de penas 

Foi adiada no Senado a votação do projeto de lei que, entre outras medidas, aumenta as penas para os chamados crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) e inclui a previsão de punição pela criação e divulgação de deepfakes (vídeos ou imagens falsas a partir de adulteração de imagens e vozes). O projeto havia sido incluído na pauta do Plenário de quarta-feira (30), mas foi retirado após pedidos para que seja analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »