MENU

29/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 29/03/2022 às 00h00min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

A batata é um alimento muito versátil. Vai bem como acompanhamento de vários pratos e até mesmo somente cozida em água e sal

Batata Assada – Escolha batatas grandes e bem bonitas e lave-as com uma escovinha, enxágue bem para tirar qualquer vestígio de terra. Faça isso com cuidado para não ferir a casca.
Enxugue bem as batatas e embrulhe no papel alumínio. Leve ao forno preaquecido por cerca de uma hora e meia, até que os dentes do garfo penetrem facilmente na polpa. Está pronta. Basta acrescentar o recheio de sua preferência. Veja algumas dicas: 
Recheio de frango – Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga; 1 dente de alho amassado; 200 gramas de peito de frango picado; sal a gosto; 1 copo de requeijão cremoso; 1 colher (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de manjericão picados. Preparo: Num recipiente, leve a manteiga ao micro-ondas em potência alta por meio minuto. Junte o alho e o frango. Volte ao micro-ondas, em potência alta, por seis minutos, mexendo na metade do tempo. Tempere com o sal a gosto. Misture o requeijão e o suco de limão formando um creme espesso. Junte o frango refogado e o manjericão. Misture bem e recheie as batatas. 
Recheio de Bacon – Ingredientes: 16 fatias de bacon picadas; 4 colheres (sopa) de cebola picada; 1 copo de requeijão cremoso; 2 colheres (sopa) de orégano; 2 pitadas de pimenta-do-reino. Preparo: Numa frigideira sem gordura nenhuma ponha o bacon e leve ao fogo brando até dourar ligeiramente. Junte a cebola e deixe dourar bem sem torrar. Adicione o requeijão e os demais condimentos. Misture bem. Sirva sobre as batatas assadas, já cortadas ao meio. 
Recheio de Pasta de Gorgonzola – Ingredientes: 150 gramas de queijo tipo Gorgonzola; 200 gramas de creme de leite azedo; 200 gramas de creme de leite fresco (ou 1 xícara de creme de leite em lata); 1 colher (sopa) de suco de limão; 1 pitada de pimenta-do-reino; 1/2 xícara de azeitonas pretas. Numa tigela, misture o queijo com o creme de leite azedo. Preparo: Bata o creme de leite fresco até ficar firme, em ponto de chantilly e acrescente delicadamente o queijo misturado com o creme de leite azedo. Tempere com o suco de limão e a pimenta. Recheie as batatas, decore com as azeitonas e sirva a seguir. Dica: Para azedar o creme de leite, fresco ou enlatado, junte 1 colher (sopa) de suco de limão para cada xícara de creme. Esta pasta também serve como acompanhamento de torradinhas ou sanduíches.
 

Sobremesa Chique, assim é classificada a Tortinha de Morango. É verdade que é bem popular, mas continua “classuda”

Tortinha de Morango – Ingredientes: Massa: 200 gramas de farinha de trigo; 100 gramas de gordura vegetal; 1 ovo; 4 colheres (sopa) de açúcar. Recheio: 1 lata de leite condensado; 1/2 lata de leite; 1 caixinha de creme de leite; 2 gemas; 1 colher (sopa) de amido de milho; morangos; mirtilos inteiros. Preparo: Massa: Misture todos os ingredientes até obter massa homogênea e leve para descansar na geladeira durante 1 hora. Passado este tempo, abra a massa e forre forminhas de sua preferência. Asse em forno médio, preaquecido, durante 12 minutos. Reserve. Recheio: Peneire as gemas e misture o leite condensado, o leite e o amido de milho. Cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo até engrossar. Retire do fogo, misture o creme de leite, mexendo bem. Reserve o creme até esfriar. Depois de frio, recheie as tortinhas, coloque morangos cortados ao meio e decore com os mirtilos. Sirva a seguir. Variações: O mirtilo pode ser substituído por castanhas de sua preferência. Se quiser, finalize com calda feita com feita com 1 caixinha de gelatina de morango; 5 colheres de açúcar; 2 colheres (sopa) de amido de milho e 2 copos de água. Ferva a água com o açúcar, retire do fogo e acrescente a gelatina e o amido de milho, misturando bem. Volte ao fogo e, sempre mexendo, cozinhe até engrossar ligeiramente. Espere esfriar e espalhe sobre as tortinhas. Leve à geladeira, no momento de servir, decore com chantilly. 
 

Bolo de Maçã Sem Farinha

Ingredientes: 2 maçãs sem casca; 1 ovo inteiro; 1 clara; 1 banana; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de farelo de aveia integral; canela em pó a gosto; maçã fatiada para decorar. Preparo: No liquidificador, bata as maçãs, o ovo inteiro, a clara e a banana. Passe o conteúdo batido para uma tigela e junte a aveia e o fermento. Misture bem. Coloque a massa numa forma antiaderente. Cubra com fatias de maçã e asse em forno preaquecido, médio, durante 30 minutos, ou até ficar dourado. Retire do forno e polvilhe com canela em pó.
 

Biscoitinho Rápido de Coco

Ingredientes: 4 fatias de pão de forma sem casca; 4 colheres (sopa) de leite condensado; ½ xícara (chá) de coco ralado. Preparo: Coloque as fatias de pão numa superfície e achate-as passando o rolo de macarrão. Com um pincel, espalhe leite condensado nos dois lados do pão. Passe no coco ralado e recorte com um cortador de biscoitos. Coloque numa assadeira coberta o fundo com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média e asse até dourar ligeiramente.  Sirva frio.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »