MENU

26/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/03/2022 às 00h00min

O PODER DO POVO!

BANDEIRA NETO

BANDEIRA NETO

Nelson BANDEIRA NETO é cronista e funcionário do SESI-Serviço Social da Indústria, ex-vereador por Imperatriz (MA)

 
Com o efeito do acaso, se busca traduzir o presente vocativo de “O Poder do Povo”!

Descreve-se:

(...) dentro da composição dos poderes quanto ao legislativo, executivo e judiciário, a democracia exercida no âmbito das três instituições é efetivada com a fiscalização do povo, daí o significado  (o povo no poder).

Pois, bem...

Um deputado federal como o senador, exceto todas as mordomias que lhes cercam para o exercício da função, seu salário mensal está estimado no valor de R$ 33.763,00.

São os únicos empregados do povo, que além do referido “pró-labore”, tem quota de combustível, passagens aéreas, habitação, locomoção e mais outros benefícios inerentes ao cargo.

Além do mais, para a eleição que se avizinha para 2022, desses benéficos representantes (“”), aprovaram, para custeio de suas campanhas políticas, chamado de fundo partidário eleitoral para dividendo, no valor de R$ 4,9 bilhões.

Muitos não sabem de onde vem essa fonte de receita para financiar esses injustos gastos... são das nossas contribuições de impostos pagos com o amargo suor derramado de nós pagantes.

Existe prerrogativa pra isto? Sim!... Não devia!

Agora, porque os nossos outorgados aderentes não fazem um esforço distinto, aprovando um instrumento democrático como moeda de contribuição instantânea, através, exemplo, via PIX, para a conta do necessitado? Com valor solidário do próprio doador?

Ficaria uma coisa mais decente, popular, isenta, porque  é o povo exercendo seu direito de se manifestar ou não...

Ainda consolida sua doutrina social política fundamentada na solidariedade da vontade própria do eleitor… melhor do que impor!

Quando de fato houver, embora muito difícil em política partidária, em considerar o que é legal ou equitativo, especialmente, quando o dinheiro fala, a verdade se cala.
(...)

Se a política é a arte da vida na cidade, ou seja, da vida em sociedade, formando, assim, um “corpo social”, para que ela não se degenere, necessário faz que os artífices se portassem na razão (logos) do grego e nas virtudes (areté) do grego, tais como a coragem, a honestidade e a prudência.

... Se recorre à história da Grécia Antiga, porque ela aparecem como importante povo e que possam entender vários dos costumes e hábitos que fundam à civilização de diferentes nações do mundo.

Só assim poderemos ter a esperança de um país melhor.

Senhores políticos, com mandatos!

O lucro acontece quando seu dinheiro trabalha para você, já o salário como empregado do povo é decorrente da venda de tempo para nos representar.

O Mark Twain, escritor e crítico, disse: “a falta de dinheiro é a raiz de todos os males”.

Este fundo bilionário criado pelo Congresso Nacional para bancar candidatos retira ainda neste ano eleitoral o equivalente a 828 milhões das áreas de infraestrutura, segurança, agricultura, educação e saúde. Puro casuísmo!

É por isso que temos hoje deputados de todas as espécies com vários mandatos, além das regalias e privilégios, o povo tem que pagar para se elegerem e/ou reelegerem.

Se tira por aqui, a câmara municipal, há vereadores que já caíram três dentições e não quer largar o osso... de projeto, tem nenhum… mas batem continência igual “labigó”... como simpatizantes e apreciadores de mandatários!

Quem é o culpado?... O eleitor!

FUI!!!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »