MENU

24/03/2022 às 15h50min - Atualizada em 24/03/2022 às 15h50min

Super Apetite

As mais saborosas e deliciosas receitas, elaboradas com carinho especial

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO

HERON ROBLEDO é pseudônimo de um conhecedor e aficionado da boa culinária, o qual prefere se manter no anonimato. Siga-o, prepare suas receitas e...

GB Edições

  

O Nhoque de Batata transforma o almoço de domingo em um verdadeiro banquete!

Nhoque de Batata com Molho – Ingredientes: 1 quilo de batatas; 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 1 ovo; 2 colheres (sopa) manteiga; 8 tomates médios sem pele e sem semente; 1 xícara (chá) de queijo tipo Parmesão ralado;1 cebola média picada; 1 cenoura pequena; 2 fatias de bacon; 200 gramas de carne de vaca moída; 1 folha de louro ¼ xícara (chá) de vinho tinto; 2 colheres (sopa) de óleo; sal e pimenta calabresa seca, a gosto. Modo de Preparo: Cozinhe as batatas com casca, descasque-as e passe-as ainda quentes pelo espremedor, deixando cair a massa em uma tigela. Junte a farinha de trigo, o ovo, 1 colher (sopa) de manteiga e sal. Misture até formar uma massa macia e uniforme. Sobre uma superfície enfarinhada, faça pequenos rolos de massa, corte em pedaços pequenos e aperte com um garfo, formando pequenas conchas. Em uma panela, coloque o óleo e refogue a carne até ficar dourada. Junte o bacon cortado bem fino, refogue mais um pouco, acrescente a cenoura e a cebola picadas, a pimenta e a folha de louro, regue com o vinho e deixe evaporar. Coloque o sal e a polpa do tomate passada na peneira e prossiga o cozimento por mais 1 hora. Cozinhe os nhoques em água fervente salgada e abundante e escorra-os bem e vá colocando em camadas numa refratário, alternando com o molho de tomates e queijo ralado e a manteiga restante. Sirva a seguir. Variação: Se preferir substitua o queijo tipo Parmesão por queijo tipo Muçarela ralado, ou use os dois tipos de queijo. Dica: Cozinhe os nhoques aos poucos. Não coloque tudo de uma vez só na panela. Coloque uma pequena porção na água fervente, eles afundarão e estarão prontos quando subirem à superfície da água.
 

Molho Branco é um acompanhamento perfeito para o Macarrão. Incremente o molho com cogumelos

Macarrão com Molho e Cogumelos – Ingredientes: 500 gramas de macarrão tipo Parafuso; ½ xícara (chá) de queijo tipo Parmesão ralado. Molho: 50 gramas de manteiga sem sal; ½ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 ½ xícaras (chá) de leite; ½ xícara (chá) de queijo tipo Parmesão ralado; sal e noz moscada ralada a gosto; 500 gramas de cogumelos; 1 cebola média picadinha; 1 dente de alho amassado; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 25 gramas de manteiga sem sal. Preparo: Numa panela grande, cozinhe o macarrão em água fervente até o ponto desejado. Escorra e reserve aquecido. Molho: Numa panela média, derreta 50 gramas de manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa bem até obter uma pasta amarela. Aos poucos, e sempre mexendo, acrescente o leite e cozinhe o molho até engrossar. Junte o queijo tipo Parmesão, a noz moscada ralada e sal. Reserve. Corte os cogumelos em fatias finas. Numa frigideira grande, doure a cebola em 25 gramas de manteiga sem sal. Junte o sal e refogue. Adicione os cogumelos e refogue tudo rapidamente. Junte a salsinha picada e o molho branco. Acerte o sal. Reserve. Num refratário aquecido, misture a massa e o molho. Mexa bem e sirva a seguir acompanhado de queijo tipo Parmesão ralado. Dica: Se preferir prepare o molho com queijo tipo Parmesão ralado e sirva acompanhado de queijo tipo Muçarela ralado. Use massa de macarrão tipo “grano duro”; fica mais saboroso.
 

Nhoque de Mandioquinha

Ingredientes: 500 gramas de mandioquinha; 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos; 6 tomates sem pele e sem sementes; ½ xícara (chá) de polpa de tomate; 3 dentes de alho; 3 colheres (sopa) de azeite; sal, pimenta do reino e manjericão a gosto. Preparo: Molho: Numa panela, refogue o alho no azeite. Junte tomates e continue refogando até que se desmanche. Acrescente o manjericão e o polpa de tomate. Cozinhe durante aproximadamente 4 minutos e desligue o fogo. Nhoque: Cozinhe a mandioquinha sem casca em água salgada até que fiquem macias. Escorra água e amasse a mandioquinha ainda quente formando um purê. Volte o purê ao fogo baixo e, mexendo sempre, cozinhe até começar a desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte a aveia em flocos misturando bem. Numa superfície enfarinhada, faça rolinhos e corte em pedaços pequenos. Encha uma panela com água e sal e deixe levantar fervura, adicione os nhoques aos poucos e assim que eles subirem para a superfície retire-os da água. Coloque em recipiente refratário. Acrescente o molho e sirva a seguir. Monte o prato com o nhoque, molho e um pouco de queijo tipo Parmesão ralado e aproveite.
 

Espaguete com Torresmo

Ingredientes: 400 gramas de macarrão tipo Espaguete; 100 gramas de toucinho fresco; 2 colheres (sopa) de manteiga; ½ xícara (chá) de queijo tipo Parmesão ralado; 2 xícaras (sopa) de extrato de tomate; ½ pimentão vermelho; ½ xícara (chá) de vinho branco seco; 3 colheres (sopa) de óleo; sal a gosto. Modo de Preparo: Corte o toucinho em cubos pequenos, tempere com sal e frite no óleo, até virar torresmo. Escorra a gordura em papel absorvente. Leve o torresmo novamente ao fogo, regue-o com vinho branco, deixe evaporar. Acrescente o pimentão cortado em pedaços, junte o extrato de tomate diluído em um pouco de água e sal a gosto, e deixe cozer em fogo brando por 15 min. Cozinhe a massa, escorra-a, tempere com a manteiga, o queijo e o molho. Sirva imediatamente.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »