MENU

15/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 15/03/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Pula-pula

O esvaziamento do “foguete” está numa velocidade incrível. Ao passo em que vai se aproximando a data do vice-governador Carlos Brandão (ainda PSDB) assumir o comando do Palácio dos Leões, vão aumentando as adesões à sua pré-candidatura de lideranças que estavam com o senador Weverton Rocha (PDT). Até a semana passada, apostavam que o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), não recuaria de sua decisão de apoiar Weverton. Agora, revelam que o Palácio dos Leões já tem como certo o apoio de Othelino a Brandão. Também já falam o mesmo dos deputados federais André Fufuca (PP) e Pedro Lucas (União Brasil). De nomes destacados da política maranhense, são pouquíssimos os que ainda não aderiram a Brandão, como a senadora Eliziane Gama (Cidadania), que segue mantendo apoio a Weverton. Será se vai até o fim ou depois das águas de março também entra no barco do vice-governador? O governador Flávio Dino renuncia no próximo dia 31, quando então Brandão assume o comando do estado. Dino deixará o cargo para ser candidato a senador.

E…

Já caiu fora até o vereador Júlio do Moisés, de Coroatá, que recentemente presenteou o senador Weverton Rocha com um foguete (slogan do pré-candidato é “foguete não dá ré). Agora o vereador é Carlos Brandão.

Murchando

Formado com a fusão do PSL e DEM, o União Brasil ficou com uma bancada de 81 deputados federais. Entretanto, já perdeu 16 deputados depois de reconhecido pelo TSE, em 8 de fevereiro, conforme foi apurado pelo Poder360. Somente em um evento, no último dia 12, o partido perdeu 11 deputados, que ingressarão no PL, liderado por Valdemar Costa Neto e no qual é filiado o presidente Jair Bolsonaro. Até o fechamento da janela partidária, o União Brasil pode perder cerca de 30 deputados. 
 

Olha aí!

Estão em andamento conversações entre os partidos  MDB, União Brasil e  PSDB com a finalidade da formação de uma federação e o lançamento de candidatura à Presidência da República. A aliança garantiria R$ 2 bilhões dos fundos eleitoral e partidário. Os nomes como opções para uma possível candidatura ao Palácio do Planalto são João Dória (PSDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Simone Tebet (MDB). 

Piso

A exemplo do que está ocorrendo na grande maioria dos municípios do país, em Amarante do Maranhão os professores também estão zangados, porque o prefeito Vanderly do Comércio (Patriota) não quer conceder os 33% de aumento do piso dos profissionais da educação básica. Ele estaria disposto a aumentar apenas 10% e os professores estão prometendo fazer greve. 
 

Reforma

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar nesta quarta-feira a proposta de emenda à Constituição que reformula o sistema tributário do país. O texto já  recebeu parecer favorável do relator, senador maranhense Roberto Rocha (PSDB). A PEC prevê a criação de um modelo dual de tributação, com dois impostos de valor agregado (IVA). A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) deve unificar os tributos federais (IPI, Cofins e Cofins-Importação, PIS e Cide-Combustíveis) e ser arrecadada pela União. Já o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) deve reunir o ICMS e o ISS, recolhidos por estados, Distrito Federal e municípios.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »