MENU

08/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 08/03/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

  
Flexibilização
O governador Flávio Dino (PSB) está preparando um decreto que prevê a flexibilização das medidas restritivas impostas à população por causa da Covid-19. Entre medidas que Flávio Dino anunciará, está a não obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos, como fechados. Além disso, o governo reverá as restrições de capacidade para estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, academia e supermercados. A flexibilização também acontecerá para o setor do entretenimento, como shows e eventos públicos ou privados dentro do estado.

Imagem
O uso da imagem de Lula na eleição para o governo do Maranhão se tornou mais um motivo para os candidatos de esquerda brigarem. Tanto o senador Weverton Rocha, do PDT, quanto o vice-governador Carlos Brandão, do PSB, tentam convencer o eleitorado de que contam com o apoio de Lula para assumir a gestão estadual.

Cabo
Antes de traçar uma estratégia, a campanha de Weverton Rocha contratou pesquisas de uma agência paulista para medir a influência que Lula teria na eleição maranhense. Os levantamentos mostraram que Lula é o principal cabo eleitoral no estado, superando até o governador, Flávio Dino.

Sexistas
Da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), ao comentar áudios atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei — membro do MBL — com falas machistas e sexistas contra ucranianas: “Minha total solidariedade e respeito às mulheres ucranianas, que além das tragédias e sofrimento com a guerra, ainda são insultadas por um parlamentar brasileiro machista e preconceituoso”.

Acabar
Ao trocar o PCdoB pelo PSB em 2021 – apenas para tentar ser a opção presidencial do novo partido – o governador Flávio Dino deu a senha para o esvaziamento do partido que ele usou para entrar na política, em 2006. Militante do PT desde o movimento estudantil, Dino só não voltou ao antigo partido por que, quando decidiu se candidatar a deputado federal, em 2006, os petistas estavam aliados aos seus antigos adversários do Grupo Sarney.

Último
A partir de sua saída, o PCdoB já perdeu os deputados Rubens Pereira Júnior e Adelmo Soares, além do deputado estadual Duarte júnior, que deixou a legenda em 2020, também por interesses eleitorais. Para tentar sobreviver às eleições de outubro, o PCdoB aposta em uma Federação Partidária com o próprio PSB e com o PT, o que vem se tornando cada dia mais difícil. Apenas o presidente regional Márcio Jerry, que é deputado federal, permanece na legenda. Mas o risco de não conseguir nominata suficiente para tentar a reeleição pode levá-lo a também deixar o partido.

Concorrência
No MDB são quatro medalhões, os dois deputados federais João Marcelo e Hildo Rocha, a ex-governadora Roseana Sarney e o ex-senador Lobão Filho. Se o partido não somar mais de 540 mil votos, fica inviável a eleição dos quatro, uma vez que o quociente eleitoral deve ficar próximo de 180 mil, o que garantiria três vagas e com o excedente abriria a possibilidade de buscar uma vaga na sobra.

Outros
Além dos medalhões do MDB existem muitos outros. No PL, o partido deve ter Detinha, Júnior Lourenço, Pastor Gil e Paulo Marinho Júnior, a lista pode ser maior, caso ocorra um recuo de Josimar em sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

Somar
Vão se somar a estes, além de Roseana, Lobão Filho, Victor Mendes, Waldir Maranhão, Detinha e Paulo Marinho Júnior, outros nomes fortes para a disputa de deputado federal, caso de Duarte Júnior (PSB), Felipe Camarão (PT), Dr Gonçalo (sem partido), Fábio Macedo (sem partido), Amanda Gentil (sem partido), Wolmer Araújo (sem partido), Clayton Noleto (PCdoB), Pastor Cavalcante (PTB), Márcio Honaiser (PDT), Roberto Rocha Júnior (sem partido), entre outros.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »