MENU

04/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 04/03/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

 

Afastamento

Não vejo, no momento, motivos para um pedido de afastamento do prefeito Assis Ramos, como querem e defendem vereadores de oposição à gestão municipal. Por causa dos buracos? O município já vem recuperando as ruas. Denúncias de irregularidades, nenhuma foi comprovada nestes dois anos. Então, se entende que o pedido é mais para conturbar a gestão em ano eleitoral em que está em jogo o apoio a um candidato a governador contrário aos vereadores e a eleição da esposa do prefeito, Janaina Ramos, a deputada.

Agenda

Hoje, como vem fazendo quase todas as semanas, o deputado Hildo Rocha estará novamente percorrendo os municípios levando obras e ser5viços frutos de suas emendas como parlamentar. Vai passar o dia todo em Açailândia, amanhã reuniões em Imperatriz, na segunda irá ao Estreito entregar fábrica de farinha, e a Campestre inaugurar a pavimentação da avenida Eletronorte.

Memória

Muita gente não sabe que a primeira Expoimp aconteceu em 1968, antes mesmo da fundação do Sinrural. O evento aconteceu na chamada Quinta de Ouro e teve o objetivo de atrair fornecedores de alto nível do ramo agropecuário à Imperatriz. A feira durou quatro dias e contou com uma estrutura simples, onde foram expostas algumas cabeças de gado, equinos, suínos, aves, grãos e frutas.

Presidente

A Associação de Produtores Rurais é transformada em Sindicato Rural em 12 de janeiro de 1969. O agrônomo Ivo Marzal, responsável pela formalização do sindicato, é eleito primeiro presidente do Sinrural. Em 1975 o Parque de Exposições foi adquirido pelo sindicato na gestão de José Ribamar Raposo Bezerra e, em 1977, a Expoimp foi transferida para o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde permanece até hoje.

O potássio 

Em fevereiro de 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei 3 problemas: o ambiental, o indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do Brasil). - Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, “permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas”. Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas.

Faltar

Com a guerra Rússia/Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (Economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância. (Presidente Jair Bolsonaro)

Salário

A Câmara de Vereadores de Estreito aprovou esta semana, o Projeto de Lei do Executivo que autoriza pagamento de um salário extra aos professores pela gestão Léo Cunha. A proposta propõe o pagamento de um salário extra, além daquele normalmente recebido no mês.

Alaga

Por conta dos estragos das chuvas, o item não alaga foi incluído na referência de aviso de venda de imóveis na cidade. Além dos itens como documentação, acrescenta-se, não alaga, o que tranquiliza o futuro comprador.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »