MENU

03/03/2022 às 00h00min - Atualizada em 03/03/2022 às 00h00min

Fora da Pauta

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO

WILLIAN MARINHO é colunista de política em O Progresso

Janela

A abertura do prazo para deputados federais e estaduais mudarem de partido sem correr o risco de perder o mandato – a chamada “janela partidária”, que começa nesta quinta-feira (3) e vai até o dia 1º de abril – provocará uma intensa movimentação política no Maranhão. Tanto na Assembleia Legislativa, quando na Câmara dos Deputados e no Senado haverá significativas mudanças, a maioria delas lastreada no embate entre Carlos Brandão (PSDB) e Weverton Rocha (PDT) pelo Governo do Estado.

Presidente

No plano estadual, o principal movimento é o do presidente da Assembleia, deputado estadual Othelino Neto. Ele deixa o PCdoB, que está na base de Brandão, para filiar-se ao PDT, mesmo partido de Weverton. Não por conta da janela, mas também por uma opção pelo senador pedetista, o mesmo movimento será feito pelo ex-secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

Mudam

Mudam, ainda, os deputados estaduais César Pires – troca o PV, que está com Brandão, para filiar-se ao PSD, que tem Edivaldo Holanda Júnior como pré-candidato – e Ana do Gás, que sai do PCdoB para o PSB.O líder do governo na Assembleia, Rafael Leitoa, que também apoia Brandão, ainda está no PDT, e sairá da sigla assim que abrir o prazo. Ele deve migrar para o PT.

Senador

Há expectativas quanto aos posicionamentos de Fábio Macedo (Republicanos), Ricardo Rios (PDT) e Zito Rolim (PDT). No plano federal, a decisão mais aguardada diz respeito ao futuro político do senador Roberto Rocha. Ainda filiado ao PSDB, ele tentou aproximar-se do PL, mas não decidiu ainda que rumo tomar, principalmente porque não tem, também, definição sobre a que cargo se candidatar – se a governador, ou a senador.

Positivo

Alcemir Costa completou seis meses à frente da Secretaria de Saúde de Imperatriz com resultados positivos. Ele conseguiu implantar mais especialidades, reformar postos de saúde e promover modernização dentro dó Socorrão. Muitos apostavam que ele não iria fazer uma administração positiva na saúde.

Candidato

João Ferreira, mais conhecido como Chocolate (PTB ), vai entrar na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão. Missionário evangélico, locutor de rádio e palhaço, ele acredita que pode conquistar um mandato de deputado estadual sem dinheiro e sem grupo político.

Reflexão

 “Senhor! Inclinai o vosso ouvido, e acolhei as preces dos que Vos imploram em favor da Paz no mundo. Volte serena a Vossa face, sobre os que tombam vitimados pela guerra, consequência da ganância desmedida do ser humano. Compassivo, absolvei os nossos crimes. Libertai os que jazem abatidos sobre a terra, e com a Vossa mão direita levantai-os. Amém! Vamos que vamos! Bom dia e Paz para o mundo”. Padre Felinto.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »