MENU

24/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 24/02/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Combate à desinformação

 “Devemos trabalhar para alertar as pessoas que uma causa que precisa de ódio, mentira e desinformação não pode ser uma causa boa”. A frase é do ministro Luís Roberto Barroso, ao falar sobre da renovação da parceria do TSE com as agências de checagem de informações AFP, Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL. A chamada “Coalizão para Checagem – Eleições 2022” atuará com o objetivo de averiguar a veracidade de informações que circulam na internet, especialmente nas redes sociais, e que podem interferir de maneira negativa na escolha do eleitor na hora de votar. De acordo com o ministro Barroso, desde o início da parceria com as agências de checagem até dezembro de 2020, foram publicadas 274 matérias, quantidade muito significativa de conteúdo, cujo levantamento só foi possível graças ao trabalho realizado pela parceria. “A melhor forma de combater desinformação é inundar o mercado com notícias verdadeiras, a checagem de notícias se tornou uma vertente importante do jornalismo profissional. Temos muita confiança e apreço por esse trabalho”, destacou. Barroso deixa a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo como substituto o ministro Edson Fachin. 

Será?

Revela-se que o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), iria se afastar da presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para integrar a coordenação da campanha do pré-candidato a governador, senador Weverton Rocha (PDT). Estaria disposto, inclusive, a concorrer ao mandato de senador, numa disputa com o governador Flávio Dino (PSB). Para ser candidato, teria que renunciar ao mandato de prefeito. Com o seu afastamento da FAMEM, a entidade passaria a ser comandada pelo vice-presidente, Luciano Genésio (PP), prefeito de Pinheiro.

Se a moda pega…

Em Vitória do Mearim, o empresário Leão Santos Filho, proprietário do Auto Posto Mearim, acionou na justiça o prefeito Nato da Nordestina (PL), por causa de um débito de R$ 4,6 mil, contraído ainda em 2018, com abastecimento de veículos. 

Disputa 

Os números da pesquisa Escutec/Imirante, divulgada nesta semana, agitaram o meio político maranhense. O resultado mostra que a eleição será muito disputada, sem favorito. Certamente haverá segundo turno. Por enquanto, está polarizada entre o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e o senador Weverton Rocha (PDT). Mas os outros não podem ser menosprezados. O jogo pra valer ainda nem começou... 

Olha aí!

De “carrasco” do ex-presidente Lula a investigado. O  Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu compartilhar com a  Procuradoria-Geral da República (PGR) documentos sobre o dinheiro recebido pelo ex-juiz Sergio Moro na banca de advocacia da Alvarez & Marsal. O TCU ainda pediu que o MPF decida sobre o pedido imediato dos bloqueios de bens de Moro. A suspeita é de que o ex-juiz federal tenha, como advogado, recebido valores de empresas que ele julgou, condenou e avalizou acordos de leniência. No despacho, o ministro Bruno Dantas afirma que os fatos precisam ser melhor apurados e assevera que a empresa de advocacia não esclareceu se pagou Moro por serviços prestados para empreiteiras julgadas na Lava Jato. 
 

 Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 19 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.544 casos. Dos 30 leitos de UTI, 8 estão ocupados e 22 livres. Dos 36 leitos clínicos, 13 estão ocupados e 23 livres. Já ocorreram 10.739 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Itapecuru-Mirim (1), Carolina (1), Monção (1), Olho D’Água das Cunhãs (1), Chapadinha (1), Urbano Santos (1), Paço do Lumiar (1), São José de Ribamar (1), Balsas (1), Bequimão (1), Barra do Corda (1) e São Luís (3).
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »