MENU

19/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 19/02/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Respostas

A Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), instalada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2021, convencionou que o conteúdo das discussões do grupo seria mantido sob reserva e que, ao final dos trabalhos, seria divulgado um relatório. No entanto, diante do vazamento da existência de perguntas que foram formuladas, bem como do próprio teor das perguntas, o TSE resolveu divulgar o inteiro teor dos documentos que contêm as perguntas formuladas pelo general Heber Portella e as respostas elaboradas pela área técnica da Corte Eleitoral. A decisão de divulgação do material foi tomada em conjunto pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos futuros presidentes, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes, levando em conta que as informações prestadas às Forças Armadas a respeito do processo eletrônico de votação são de interesse público e não impactam a segurança cibernética da Justiça Eleitoral. Além das respostas detalhadas às dezenas de perguntas apresentadas pelo representante das Forças Armadas no CTE, o conteúdo inclui diversos anexos que complementam as explicações desenvolvidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE. As respostas estão no site do Tribunal.

Bola rolando

E segue o jogo “pesado” nas hostes dos partidos por conta do pleito de 2022. Depois do deputado Glaubert Cutrim ameaçar o deputado Rafael Leitoa de expulsão do PDT, agora o deputado federal  André Fufuca, presidente do PP no Maranhão, resolveu destituir da liderança do partido na Assembleia Legislativa o deputado Ciro Neto, colocando a deputada Thaiza Hortegal. Dizem que a troca beneficia o vice-governador Carlos Brandão, porque Thaiza o apoia. Mas, pelo menos até agora, o presidente do PP apoia o senador Weverton Rocha. Porém, já se especula uma possível mudança de lado. E o sinal disso seria a troca de liderança do partido na AL. É aguardar..

Rumo 

Há grande expectativa no meio político estadual em torno do rumo que o MDB tomará nas eleições.    A ex-governadora Roseana Sarney já descartou a possibilidade de ser candidata à sucessão de Flávio Dino e o partido não tem outro nome com potencial para disputar o cargo. Com isso, o MDB deve apoiar candidato de outro partido. Especulou-se sobre a possibilidade de apoiar o vice-governador Carlos Brandão (ainda PSDB), mas uma aproximação dos Sarney com Flávio Dino é vista como difícil, apesar de que em política tudo é possível. E sendo descartada uma aliança com Brandão, sobrariam como opções os pré-candidatos Weverton Rocha (PDT) e Lahésio Bonfim (AGIR). Façam suas apostas…

Partido

Consta que o prefeito Assis Ramos, embora não seja mais filiado ao MDB, iria a São Luís conversar com a cúpula do partido, acompanhado do presidente municipal da sigla, Franciscano Soares. É que Assis está buscando definir um partido pelo qual sua esposa, Janaina Ramos, sairá candidata a deputada estadual. O prefeito foi eleito para o primeiro mandato pelo MDB. E o seu vice no segundo mandato, Alcemir Costa, é do partido.

Será?

O senador Weverton Rocha estaria ganhando a queda-de-braço com o vice-governador Carlos Brandão pelo apoio do PRB e União Brasil, este uma fusão entre DEM e PSL. Brandão deixou o PRB para se filiar ao PSDB, ano passado. 

 Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra 30 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.458 casos. Dos 30 leitos de UTI, 9 estão ocupados e 21 livres. Dos 36 leitos clínicos, 13 estão ocupados e 23 livres. Já ocorreram 10.672 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Grajaú (1), Davinópolis (1), Montes Altos (1), Tutóia (1), São Luís (1) e Caxias (5). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »