MENU

16/02/2022 às 00h00min - Atualizada em 16/02/2022 às 00h00min

Bastidores

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO

CORIOLANO FILHO, passou a comandar a Redação depois de ter passado por, praticamente, todos os setores do jornal. - [email protected]

Combate à desinformação 

Ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp LLC. firmaram memorando de entendimento para a coordenação de esforços no combate à disseminação de desinformação no processo eleitoral de 2022. O objetivo é estabelecer parceria com o WhatsApp até o dia 31 de dezembro de 2022 para o enfrentamento da desinformação divulgada contra o processo eleitoral, principalmente para garantir a legitimidade e a integridade das Eleições Gerais de 2022, no próximo mês de outubro. Para tanto, estão previstos ações, medidas e projetos que serão desenvolvidos em conjunto pelas partes celebrantes do acordo. O WhatsApp se compromete a implementar ou a auxiliar a implementação de uma série de iniciativas para a difusão de informações confiáveis e de qualidade sobre o processo eleitoral, como o acesso de inteface à Business Application Programming Inteface (“API”) do aplicativo e o desenvolvimento em conjunto de stickers sobre eleições para serem veiculados no app. O WhatsApp também deve auxiliar a implementação de algumas ações para a rápida identificação e contenção de casos e práticas de desinformação. Entre elas, está a criação de um canal de comunicação extrajudicial não vinculativo para a denúncia de conteúdos que veiculem desinformação relacionada ao processo eleitoral. Dario Durigan, chefe de Políticas Públicas para o WhatsApp, destacou, no evento on-line, que uma democracia sólida deve partir de um processo eleitoral íntegro. “O Brasil e sua democracia são muito importantes para o WhatsApp. E o compromisso com o país, que tem se desdobrado em iniciativas bem sucedidas em inúmeras frentes, revela-se, especialmente, nesta parceria com o TSE e a Justiça Eleiroral”, sustentou ele.

Será?

Especula-se que o empresário Chico do Rádio poderá se candidatar a deputado federal. Seria por partido da base do senador Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a governador. Chico do Rádio já foi deputado estadual e prefeito de Davinópolis.  

E..

Ao que tudo indica o ex-prefeito Ildon Marques (PP) será mesmo candidato a deputado federal. Primeiro especulou-se que Ildon disputaria o mandato de deputado estadual, mas ele já admite sair para federal. Está sendo estimulado pelo presidente estadual do PP, deputado André Fufuca. Na semana passada especulou-se que Ildon estaria propenso a apoiar o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), mas até agora ele mantém no seu carro um adesivo com o nome do senador Weverton Rocha. 

Ele disse

-“Quero muito que o governo federal possa atuar melhor no Maranhão. Acredito que não tenha atuado tão bem por conta dessa antipatia do governador Flávio Dino a pessoa do presidente Jair Bolsonaro”. A afirmação foi feita pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, em entrevista à TV Mirante, ao comentar sobre possível boicote do presidente Bolsonaro ao Maranhão devido a briga que trava com o governador Flávio Dino (PSB).

Críticas

Nos últimos dias tem-se especulado a possibilidade de haver aliança entre MDB/Roseana Sarney com o grupo do governador Flávio Dino (PSB) para apoiar o pré-candidato Carlos Brandão. Mas observa-se que a ex-governadora continua fazendo duras críticas ao governo estadual. Seria uma demonstração de que Roseana não estaria interessada em fumar o cachimbo da paz com Flávio Dino. Mas vamos aguardar...

 Números da pandemia

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), divulgado no final da tarde de ontem, registra  41 novos casos de Covid-19 em Imperatriz. Desde o início da pandemia já foram 23.295 casos.  Dos 30 leitos de UTI, 9 estão ocupados e 21 livres. Dos 36 leitos clínicos, 15 estão ocupados e 21 livres. Já ocorreram 10.639 mortes no estado. Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Buritirana (1), Carolina (1), São José de Ribamar (1), São Domingos do Maranhão (1), Montes Altos (1), Imperatriz (2), Santa Inês (2) e São Luís (3). 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »