MENU

11/02/2022 às 09h25min - Atualizada em 11/02/2022 às 09h25min

Chás e fígado

NAILTON LYRA

NAILTON LYRA

O Doutor ​NAILTON Jorge Ferreira LYRA é médico e Conselheiro do CRM/MA e Conselheiro do CFM representando o Estado do Maranhão


   
Recentemente todos foram alertados sobre uma complicação que ocorre com frequência em Pindorama, Um fato que acontece, não como uma raridade, mas com habitual ocorrência. A maioria das pessoas não é alertada para o fato de que, com a utilização de chás, algumas complicações podem ocorrer, até com riscos potenciais à vida.

Uma enfermeira desenvolveu um quadro clínico de INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA com perda do fígado, seguido de transplante hepático, perda do enxerto e óbito. Evento ocorrido após a utilização de uma medicação dita “natural” e “fitoterápica” chamada de “50 Ervas”, com suposta capacidade de emagrecimento rápido e seguro!

O que aconteceu? Os chás da “Vovó” não são seguros? Devemos criminalizar e demonizar este procedimento tradicional em Pindorama? Óbvio que não! Vamos esclarecer alguns fatos sobre o acontecido.

Esses chás de emagrecimento colocam uma série de substâncias, para fugir do crivo da ANVISA e não serem classificados como medicação, alimento ou suplemento. Como não estão regularizados como medicamentos, estão PROIBIDOS, no Brasil (PINDORAMA), desde 2020.

Esses emagrecedores, contém uma série de componentes, que em determinadas dosagens são danosos ao fígado como o chá verde, o chá de carqueja, chapéu de couro, cavalinha, douradinha, salsa parrilha, carobinha, sene, dente de leão, pau ferro, centelha asiática, erva de São João, marcela.

Chás não registrados na ANVISA, supostamente naturais, não devem ser consumidos de maneira nenhuma. Produtos não registrados, não trazem as substâncias que o compõe.

A lesão hepática aguda depende da quantidade do produto ingerido, ao tempo do uso e ao tipo de substância, pois cada organismo reage de um jeito. Todas as drogas com composição desconhecida, sem registros nos órgãos de saúde, sem acompanhamento médico em sua supervisão, podem levar a uma hepatite fulminante.

Essas drogas atacam as células hepáticas levando-as à morte. Quando essa morte é rápida há uma redução drástica da capacidade funcional. O fígado aguenta até 70 % de destruição, acima disso começam os sintomas com a pele amarelada, às vezes esverdeada, olhos amarelos, fezes clara igual à massa de vidraceiro e urina da cor de coca cola. Nesses casos pode evoluir para um transplante hepático e com chance maior de não dar certo.

A agressão ao fígado pode ser de várias maneiras, mas notadamente duas: uma forma crônica onde o fígado é lesionado constantemente, o álcool, e que evolui para uma forma de insuficiência hepática crônica, a cirrose e a que aconteceu com a enfermeira de forma aguda, lembrando que outras drogas podem também levar a insuficiência hepática aguda, alguns analgésicos, alguns antibióticos, anestésicos e outras, portanto consulte seu médico. Lembrando também das chamadas interações medicamentosas, onde uma substância potencializa o efeito de outra.

Outra forma silenciosa de agressão hepática que vem progressivamente aumentando, é a obesidade. Aliás, é a terceira maior causa de transplante hepático nos USA, devido à progressão para esteatose, esteato-hepatite e cirrose.

Recentemente a PF apreendeu, em Maceió, “emagrecedores” com sibutramina, furosemida e fluoxetina em sua composição.

Quando fizer o check up do fígado, anual, já que entre dez pessoas três a quatro tem gordura no fígado (esteatose), essas [pessoas] devem ser orientadas para medidas comportamentais como a atividade física e algum tipo de dieta com objetivo da perda de peso.

Lembrar de substâncias medicamentosas que causam lesão hepática, como o remédio de acne, a isotretinoína, a flutamida para queda de cabelo em mulheres.

Se em dúvida, não deixe de consultar seu médico de confiança. Nada impede o uso moderado de um vinho ou uma cerveja. Para emagrecer não existem milagres, não acreditem nessas medicações, pois só o fato de acontecer um emagrecimento rápido é sinal de insegurança e possibilidade de dano, não só hepático, mas cardiovascular, renal ou encefálico.

Podem tomar um chazinho de boldo sem problema. UM CHAZINHO SÓ!
Link
Tags »
Ch s e f gado
Leia Também »
Comentários »